Jogo e Educação sob o aporte epistemológico da Teoria Histórico-Cultural
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Palabras clave

Jogo
Práticas Pedagógicas
Teoria Histórico-Cultural.

Resumen

O jogo no contexto da Teoria Histórico-Cultural (THC), sob a égide das pesquisas de L. S. Vigotski e D. B. Elkonin, precisa ser depreendido por duas perspectivas adstritas. Primeira, o jogo necessita ser distinguido da brincadeira, no que tange à unidade “situação fictícia-regra”. Com isso, entendendo que, conquanto ambos os comportamentos lúdicos sejam produções histórico-culturais, a relação dialética entre regra e situação fictícia é o que os caracteriza e os diferencia. Segunda, os atos de jogar e brincar se remetem à uma forma de agir da criança diante de seu contexto sociocultural. Dessarte, a atitude de jogar e brincar denota modos de significação, apropriação e transformação cultural. Dito isso, o escopo do presente artigo é analisar as premissas teóricas alusivas ao jogo e à brincadeira, no cerne da THC, mediante as preleções de L. S. Vigotski e D. B. Elkonin, com vistas a propiciar reflexões quanto aos usos destes comportamentos lúdicos nas práticas pedagógicas.
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.61199
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