MESTRES EXEMPLARES E FORMAÇÃO DE REDES DE COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DEMOCRÁTICA PORTUGUESA
PDF (Português (Brasil))

Keywords

profissão docente
história da educação
escola democrática.

How to Cite

Ramos Monteiro Sousa, N., & Nacif Xavier, L. (2017). MESTRES EXEMPLARES E FORMAÇÃO DE REDES DE COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DEMOCRÁTICA PORTUGUESA. Revista Contemporânea De Educação, 8(15), 8–25. https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.8829

Abstract

O artigo analisa a contribuição de duas lideranças expressivas do chamado movimento de construção da escola democrática em Portugal, que teve curso nos anos 1970, culminando em 1974, com a Revolução dos Cravos. Referimo-nos aos Professores Rui Grácio (1921-1991) e Rogério Fernandes (1933-2010). Ao se empenharem na construção de uma memória docente, ambos os educadores apresentaram, em suas publicações, uma seleção de mestres exemplares, visando disseminar as motivações e criações de relevância profissional para os docentes. Na primeira parte, apresentaremos uma rápida biografia das duas lideranças citadas. Em seguida, focalizaremos as contribuições de Irene Lisboa e Rosa Sensat, assim como de Maria Montessori e Anne Sullivan. Ao final, analisamos os valores e lições que esses educadores tencionavam disseminar a partir das luzes que jogaram sobre as trajetórias das mestras por eles consideradas exemplares.

Palavras-chave: profissão docente; história da educação; escola democrática.

https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.8829
PDF (Português (Brasil))

References

BOURDIEU, P. (1998). A ilusão biográfica. In MORAES, M. (org.) História Oral: usos e abusos. Rio de Janeiro, FGV.

CODINA. Maria Teresa (2002). Rosa Sensat y los orígenes de los Movimientos de Renovación Pedagógica. In: Historia de la Educación. Revista interuniversitaria: Ediciones Universidad Salamanca. nº 21, p. 91-104.

FELGUEIRAS, M. e MENEZES, M. C.(orgs) (2004). Questionar a Sociedade, interrogar a História e repensar a Educação. Porto, Edições Afrontamento.

FERNANDES, Rogério (2007). Irene Lisboa e Áurea Judite Amaral: dois olhares sobre a escola a partir da “Escola Nova.” In: Viagens Pedagógicas. VENANCIO, Ana Chrystina & GONDRA, José Gonçalves. São Paulo: Cortez, p.217.

GALVEZ. Inmaculada (1995). La evolución de la enseñanza Primaria en España: organización de la etapa y programa de estudios. In: Revista Tendencias Pedagógicas. Universidad Autónoma de Madrid. Madrid, p. 77.

GRÁCIO, Rui (1977). Educação e Educadores. Lisboa, Livros Horizonte-Biblioteca do Educador Profissional, n° 4.

NORA, Pierre (1984). (org). Les lieux de mémoire. Paris: Gallimard. Vol 1 La République.

POLLACK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Editora da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, n.3, (3-15).

SANTOS, Myriam Sepúlveda dos. Memória coletiva e teoria social. São Paulo, Anablume, 2006.

XAVIER, Libania (2012). Docência, Pesquisa e construção Democrática: as contribuições de Rui Grácio e Rogério Fernandes. In Mogarro, M.J. & Cunha, M.T.S. (orgs.) Rituais, Espaços & Patrimónios Escolares. IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação (Atas). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-96999-6-0

________________ (2008). Associativismo docente e transição democrática no Brasil e Portugal. Projeto de Pesquisa (mímeo).

_________________ (no prelo). Associativismo docente e transição democrática no Brasil e Portugal (1950-1980). Faperj-EDUERJ.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Revista Contemporânea de Educação

Downloads

Download data is not yet available.