Résumé
Este trabalho relata os avanços nas pesquisas sobre efeito escola nas últimas décadas e procura mostrar que, ao contrário do que indicava o “Relatório Coleman”, as escolas fazem, sim, diferença. Seu objetivo é mostrar que a escola brasileira pode fazer diferença, que o sucesso escolar é possível nas camadas populares e que as recentes preocupações dos meios educacionais (do Brasil em particular) com a avaliação de seus sistemas escolares aliadas ao conhecimento sobre as características das escolas eficazes podem abrir caminho para que se alcance uma escola que seja de fato boa para todos e, assim, o ideal de uma educação verdadeiramente democrática.Références
BARBOSA, M. E. F. e FERNANDES, C. “A Escola Brasileira Faz Diferença? Uma investigação dos Efeitos da Escola na Proficiência em Matemática dos alunos da 4.a In: C. FRANCO (org.), Avaliação, Ciclos e Promoção na Educação. Porto Alegre, Artmed, 2001. p.155-172.
BRESSOUX, P. “Les recherches sur les effets-écoles et les effets-maîtres”. In: J. C. FORQUIN (org.), Sociologie de l'Éducation -- nouvelles approches, nouveaux objets. Paris, INRP,2000. p.173-221.
BROOKE, Nigel e SOARES, J. F. (Orgs.). Pesquisa em Eficácia Escolar: Origem e Trajetórias. GAME/FAE/UFMG, 2007 (em edição).
COTTON, Kathleen. Effective Schooling Practices: A Research Synthesis 1995 update. Portland: NW Regional Educational Laboratory. School Improvement Research Series. 1995. Disponível em http://www.nwrel.org./scpd/sirs/
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma Teoria da Pedagogia - Pesquisas Contemporâneas Sobre o Saber Docente. Ijuí -- RS, Editora Unijuí, 1998.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).