Résumé
Nos anos de 1930 e 1940 o magistério de ensino secundário foi alvo de políticas de profissionalização. Apresentamos este processo no âmbito da seleção do magistério do Colégio Pedro II. Por meio do acervo histórico da instituição e do cruzamento com outras fontes, nossa metodologia procurou identificar como ocorriam os concursos e contratações. No confronto com o referencial teórico, analisamos as resistências e negociações daqueles professores que, coletivamente organizados, buscavam influir no ensino secundário e defendiam a autonomia do Colégio Pedro II, frente à ampliação da intervenção do governo de Getúlio Vargas no recrutamento do magistério.
Références
NÓVOA, António. “O Passado e o Presente dos Professores.” In: NÓVOA, Antônio. Profissão Professor (Org). Porto Editora: Porto, 1999.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Volume 3. 3aed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
FARIA FILHO, Luciano M. “A legislação escolar como fonte para a história da educação: uma tentativa de interpretação.” In FARIA FILHO, Luciano M. Educação, modernidade e civilização. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
CHERVEL, André. “História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa”. Teoria e educação, n. 2, 1990, p. 177-229.
NÓBREGA, Vandick Londres. Enciclopédia da Legislação do Ensino. v. I, Rio de Janeiro, p.184-185
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).