ENSINO POR COMPETÊNCIAS: UMA ABORDAGEM RENOVADORA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II

Résumé

O presente ensaio tem como objetivo analisar o processo de construção do ensino por competências (EC) no Departamento de Educação Física e Folclore (DEFF) do Colégio Pedro II (CPII), situando-o como uma abordagem renovadora no cotidiano da Educação Física nessa instituição. Situa o contexto histórico de criação do EC no CPII, discute as opções didáticas adotadas, problematiza o conceito de enfoque de conteúdos e apresenta como esse conceito é objetivado na prática pedagógica. Finalmente, aprecia o momento atual e avalia os pontos 317 positivos e negativos, indicando possibilidades de aprimoramento e propondo novos olhares acerca do currículo da disciplina Educação Física.

https://doi.org/10.20500/rce.v3i6.1556
PDF (Português (Brasil))

Références

ARANHA, Maria Lúcia Arruda. Filosofia da educação. 2.ed. São Paulo: Moderna, 1996.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional -- n.o 9.394. Brasília: 20 de dezembro de 1996.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino em Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

FAZEDA, Ivani C. A. (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2002.

GANDIN, Danilo. Temas para um projeto político-pedagógico. Petrópolis: Vozes, 1999.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).