OS DIRETORES E AS CULTURAS DE GESTÃO: UM ESTUDO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Résumé

A gestão da escola é vista como um dos pilares para a qualidade da educação. Neste processo o diretor/a diretora da escola tem um papel chave. Mas quem são os diretores das escolas públicas e o que pensam sobre as suas escolas e seus alunos? Este artigo tem como objetivo descrever a cultura de gestão em duas escolas públicas cariocas utilizando os dados obtidos na observação participante e no questionário específico para seus diretores. Os resultados demonstram que existe uma cultura de gestão que valoriza a reprovação contínua dos alunos e não acredita em sua capacidade de aprender.
https://doi.org/10.20500/rce.v4i8.1589
PDF (Português (Brasil))

Références

ANDRADE, Dalton F.; KLEIN, Rubem. Aspectos quantitativos da análise dos itens da prova do ENEM. In: INEP. Exame nacional do Ensino Médio (ENEM): Fundamentação teórico-metodológica. Brasília, DF, 2005, p. 107-112.

BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. A qualidade da escola e as desigualdades raciais no Brasil. In: Os mecanismos de discriminação racial nas escolas brasileiras. Rio de Janeiro, IPEA, 2005.

BRESSOUX, Pascal. As pesquisas sobre o efeito-escola e o efeito-professor. Educação em Revista. Belo Horizonte, n 38, p 17-86, dez 2003.

BROCK, Colin; SCHWARTZMAN, Simon. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2005.

DEROUET, Jean Louis. Uma sociologia dos estabelecimentos escolares: as dificuldades para construir um novo objeto científico. In: FORQUIN, J. C. Sociologia da Educação: 10 anos de pesquisa. Petrópolis, RJ, Vozes, 1995, p. 225-227.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).