Résumé
Este artigo resulta de um trabalho de mestrado em Ciências da Educação e pretendemos apresentar, brevemente, os conceitos e opiniões de diferentes autores sobre a integração, internacionalização da educação e ideais de interculturalidade estabelecidos, entre Portugal e Brasil no ensino superior. Examinamos alguns Acordos e Leis celebrados entre os países com a finalidade de compreendermos o papel social dos mesmos. Buscamos esclarecer como os programas de internacionalização e cooperação para mobilidade estudantil facilitam e estimulam a integração na vida estudantil e o desenvolvimento pessoal e social dos alunos brasileiros, em Portugal, bem como as questões da interculturalidade no sistema educativo universitário português, com base na realidade da Universidade de Aveiro.
Références
ANDRADE, A. M. J. d. & Teixeira, M. A. P. Adaptação à universidade de estudantes internacionais: um estudo com alunos de um programa de convênio, Revista Brasileira de Orientação Profissional, 10. 2009. Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.phppid=S167933902009000100006&script=sci_arttext. Acesso em: 12/07/2010.
ATAÍDE, R. Estudante do Ensino Universitário: necessidade e desafios. In A. S. Pereira & E.D. Motta (Eds.), Acção social e aconselhamento psicológico no ensino superior Investigação e Intervenção. Coimbra: SASUC Edições, 2005.
BARRETO, A. & PONTES, J. Portugal, um retrato social (vol. 7: Um país como os outros -- A formação de uma sociedade europeia), Lisboa, 2007.
BIROU, A. Dicionário das Ciências Sociais (5ª ed.). Lisboa: Dom Quixote, 1982.
BRITO, F. Ensaio sobre as migrações internacionais no desenvolvimento do capitalismo. Revista Brasileira de Estudos da População, 12(1-2), 21-33, 1995.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).