Résumé
Este artigo objetiva discutir as contribuições do professor para a aprendizagem de atos de escrita a partir do trabalho de produção textual de crianças do sexto ano, que ainda não dominavam de forma adequada a escrita convencional. Com base nos dados gerados por meio da metodologia de pesquisa-ação, foram estabelecidos diálogos com alguns princípios da Teoria Histórico-Cultural sobre o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento e com pressupostos do Círculo de Bakhtin em relação ao ensino por meio dos gêneros do discurso. Concluiu-se que, a partir da produção de enunciados inseridos em situação extraverbal, as crianças se apropriam dos atos de escrita.
Références
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.
______. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
LEONTIEV. A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias Del Hombre, 1978.
MILLER, S. O epilinguístico: uma ponte entre o linguístico e o metalinguístico. 1998. 181f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade Estadual Paulista, Marília, 1998.
MILLER, S.; MELLO, S. A. O desenvolvimento da linguagem oral e escrita em criança de 0 a 5 anos. Curitiba: Pro-Infanti, 2008.
SCHULZ, A. Pesquisa-ação: uma metodologia de mediação entre teoria e prática de ação docente universitária. In: MALUSÁ, A.; FELTRAN, R. C. de S. (Orgs.). A Prática da Docência Universitária. São Paulo: Factash, 2003. p. 199-226.
SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000a.
VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 4. ed. São Paulo: Ícone/EDUSP, 1988. p. 103-117.
VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas. 2. ed. Moscou: Visor, 2000b. v. 3.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).