Résumé
O propósito inicial deste ensaio é uma aproximação das obras do coreógrafo contemporâneo francês Jérôme Bel, mais especificamente, de três delas: Véronique Doisneau (2004), Pichet klunchun and myself (2005) e Gala (2015). Não se tem por objetivo realizar uma análise dessas obras, tampouco adentrar no trabalho técnico do coreógrafo, mas colocar tais obras em suspensão, ou melhor, provocar uma redução em expansão, tal qual a proposta de sua exposição 3’. 30”. 3’. 30”. 3h, no Musée de la Danse, na França, em 2011. Por fim, busca-se uma aproximação do procedimento de Bel com a docência, tomando-se Roland Barthes como intercessor. Uma redução ao grau zero da dança é o que propõe Bel. Uma redução ao grau zero da docência é o convite que, em última instância, este artigo se propõe a pensar.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).