O PRINCÍPIO DO PROTAGONISMO INFANTIL E O DA PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO NO ENFOQUE EMERGENTE.
PDF (Português (Brasil))

Mots-clés

Planejamento no Enfoque Emergente
Protagonismo Infantil
Participação das crianças

Résumé

Esse artigo apresenta como o Protagonismo Infantil e a Participação - princípios do Planejamento Emergente - possibilitam aos professores a ressignificação do seu planejamento pedagógico. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, sendo que foi desenvolvida em seis escolas das três redes de ensino do município de Lajeado/RS. Os dados foram coletados através da realização de observações em seis turmas do Primeiro Ano do Ensino Fundamental, entrevistas com os professores dessas turmas e análise da documentação pedagógica produzida por eles. Os dados permitiram-nos observar que os princípios do Protagonismo Infantil e da Participação estão refletidos nas práticas de alguns professores investigados.
https://doi.org/10.20500/rce.v9i17.1715
PDF (Português (Brasil))

Références

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BIKLEN, S. K. ; BOGDAN, R. C. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

EDWARDS, Carolyn. As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância/Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman; tradução Dayse Batista. -- Porto Alegre: Artmed, 1999. 320p.

KATZ, Lilian. O que podemos aprender com Reggio Emília? IN: EDWARDS, Caroly (org.). As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância/Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman; tradução Dayse Batista. -- Porto Alegre: Artmed, 1999. 320p.

KINNEY, Linda; WHARTON, Pat. Tornando visível a aprendizagem das crianças: Educação Infantil em Reggio Emília. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).