Résumé
O artigo apresenta e analisa representações e discursos encontrados em dez números do periódico estudantil O Mícron produzidos entre 1964 e 1967 pela Agremiação Estudantil Técnico-Industrial, entidade representativa dos estudantes da Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca, durante a ditadura civil-militar. Amparados por referenciais da análise do discurso (ORLANDI, 2007) e do campo da História da Educação, dentre eles Bastos (2016) e Nóvoa (1997), produzimos uma narrativa sobre o movimento estudantil no Rio de Janeiro cotejando indícios de disputas, contradições e dissensos que ajudaram a constituir as páginas do impresso. Com esse texto, também almejamos contribuir para o fortalecimento
do movimento historiográfico em prol do uso da imprensa estudantil como fonte histórica.
Références
AGREMIAÇÃO ESTUDANTIL TÉCNICA INDUSTRIAL – AETI; ESCOLA
TÉCNICA FEDERAL CELSO SUCKOW DA FONSECA – ETF-CSF. O Mícron,
Rio de Janeiro, v. 19, n. 44, maio 1964a.
AGREMIAÇÃO ESTUDANTIL TÉCNICA INDUSTRIAL – AETI; ESCOLA
TÉCNICA FEDERAL CELSO SUCKOW DA FONSECA – ETF-CSF. O Mícron,
Rio de Janeiro, v. 19, n. 45, nov. 1964b.
AGREMIAÇÃO ESTUDANTIL TÉCNICA INDUSTRIAL – AETI; ESCOLA
TÉCNICA FEDERAL CELSO SUCKOW DA FONSECA – ETF-CSF. O Mícron,
Rio de Janeiro, v. 20, n. 46, set./out. 1965.
AGREMIAÇÃO ESTUDANTIL TÉCNICA INDUSTRIAL – AETI; ESCOLA
TÉCNICA FEDERAL CELSO SUCKOW DA FONSECA – ETF-CSF. O Mícron,
Rio de Janeiro, v. 21, n. 47, mar. 1966a.
AGREMIAÇÃO ESTUDANTIL TÉCNICA INDUSTRIAL – AETI; ESCOLA
TÉCNICA FEDERAL CELSO SUCKOW DA FONSECA – ETF-CSF. O Mícron,
Rio de Janeiro, v. 21, n. 48, maio 1966b.
AGREMIAÇÃO ESTUDANTIL TÉCNICA INDUSTRIAL – AETI; ESCOLA
TÉCNICA FEDERAL CELSO SUCKOW DA FONSECA – ETF-CSF. O Mícron,
Rio de Janeiro, v. 21, n. 49, jun. 1966c.
AGREMIAÇÃO ESTUDANTIL TÉCNICA INDUSTRIAL – AETI; ESCOLA
TÉCNICA FEDERAL CELSO SUCKOW DA FONSECA – ETF-CSF. O Mícron,
Rio de Janeiro, v. 21, n. 50, out. 1966d.
AGREMIAÇÃO ESTUDANTIL TÉCNICA INDUSTRIAL – AETI; ESCOLA
TÉCNICA FEDERAL CELSO SUCKOW DA FONSECA – ETF-CSF. O Mícron,
Rio de Janeiro, v. 22, n. 51, mar. 1967a.
AGREMIAÇÃO ESTUDANTIL TÉCNICA INDUSTRIAL – AETI; ESCOLA
TÉCNICA FEDERAL CELSO SUCKOW DA FONSECA – ETF-CSF. O Mícron,
Rio de Janeiro, v. 22, n. 52, abr. 1967b.
AGREMIAÇÃO ESTUDANTIL TÉCNICA INDUSTRIAL – AETI; ESCOLA
TÉCNICA FEDERAL CELSO SUCKOW DA FONSECA – ETF-CSF. O Mícron,
Rio de Janeiro, v. 22, n. 53, maio/jun. 1967c.
AGREMIAÇÃO ESTUDANTIL TÉCNICA INDUSTRIAL – AETI; ESCOLA TÉCNICA FEDERAL CELSO SUCKOW DA FONSECA – ETF-CSF. Depoimento: explicava o porquê da interrupção na publicação de O Micron. Rio de Janeiro, RJ, [s. d.].
AGREMIAÇÃO ESTUDANTIL TÉCNICA INDUSTRIAL – AETI; ESCOLA
TÉCNICA FEDERAL CELSO SUCKOW DA FONSECA – ETF-CSF. Ofício N°
/1967, 14 de agosto de 1967. Solicitava providências à direção geral da escola. Rio de Janeiro, RJ, 1967d.
AGREMIAÇÃO ESTUDANTIL TÉCNICA INDUSTRIAL – AETI; ESCOLA
TÉCNICA FEDERAL CELSO SUCKOW DA FONSECA – ETF-CSF. Ofício-circular N° 6, de 10 de março de 1967. Proibia os associados à AETI de cortarem seus cabelos e fazerem suas barbas. Rio de Janeiro, RJ, 1967e.
AMARAL, G. L. Os impressos estudantis em investigações da cultura escolar nas pesquisas histórico-institucionais. Revista História da Educação, Pelotas, v. 6, n. 11, p. 117-30, jan./jun. 2002.
BASTOS, M. H. C. La prensa de educación y enseñanza: observatorio de laformación de docentes y alumnos (Brasil, 1950-1980). Archivos de Ciências de la Educación, v. 10, n. 10, p. 3-15, 2016.
BRASIL. Lei Nº 4.464, de 9 de novembro de 1964. Dispõe sobre os Órgãos de Representação dos estudantes e dá outras providências. Diário Oficial da União, 11 nov. 1964.
BRASIL. Decreto lei Nº 228, de 28 de fevereiro de 1967. Reformula a organização da representação estudantil e dá outras providências. Diário Oficial da União, 28 fev. 1967.
CARDOSO, T. F. L. Uma escola normal, uma “escola de trabalho”. Revista Contemporânea de Educação, v. 8, n. 15, p. 56-70, 2013. https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1686
CATANI, D. B.; BASTOS, M. H. C. Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo, SP: Escrituras, 1997.
CIAVATTA, M.; SILVEIRA, Z. S. Celso Suckow da Fonseca. Recife, PE: MEC-Fundação Joaquim Nabuco, 2010.
CUNHA, L. A. Ensino profissional: o grande fracasso da ditadura. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 154, p. 912-33, out./dez. 2014. https://doi.org/10.1590/198053142913
CUNHA, L. A.; GÓES, M. O golpe na educação. 11. ed. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2002.
FÁVERO, M. L. A. A UNE em tempos de autoritarismo. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009
FERNANDES, A. L. C. Imprensa educacional e história da educação: discursos, saberes, modelos e práticas. In: MENDONÇA, A. W. P. (Org.). História e educação: dialogando com as fontes. Rio de Janeiro, RJ: Forma & Ação, 2010. p. 101-16.
FERNANDES, A. L. C. Movimento estudantil no Rio de Janeiro nos anos 60: educação, política e cultura na faculdade nacional de filosofia. História: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, v. 1, s. 4, p. 61-75, 2011.
FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. Jornal do Brasil pesquisado nos períodos 1960-1969 / 1970-1979. Rio de Janeiro, RJ: Acervo da Hemeroteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional, 2016. Disponível em: <http://hemerotecadigital.bn.br/>. Acesso no dia 31 de maio de 2016.
LIRA, A. T. N. A legislação da educação no Brasil durante a ditadura militar (1964 – 1985): um espaço de disputas. Tese (Doutorado em História) — Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2010.
MAIA, C. A. Entrevista concedida ao autor em 25 de maio de 2016. Rio de Janeiro, RJ, 2016.
NÓVOA, A. A imprensa de educação e ensino: concepção e organização do repertório português. In: CATANI, D. B.; BASTOS, M. H. C. Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo, SP: Escrituras, 1997. p. 11-31.
ORLANDI, E. L. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 2007.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).