Résumé
O que pode a escola hoje: tornar possível o ensaio, ou mesmo forçar ao ensaio ou a iniciativa. Como procurarei mostrar, essa é uma velha resposta que nos vem de uma certa tradição francesa, ilustrada principalmente por Montaigne e Alain, mas à qual também Nietzsche e Dewey não são estranhos. Se ela merece ser retomada hoje, é para contrastar com a noção de competência, que, como sabemos, é a resposta contemporânea dominante para essa questão do que pode a escola. O texto se esforça, pois, em mostrar que essa noção de competência não é, de fato, pertinente para pensar a prática de todo educador, tanto quanto o é aquela de ensaio.
Références
ALAIN. Propos sur l'éducation. PARIS: PUF, 1986 (Reflexões sobre a educação. Trad. de Maria E. Mascarenhas. São Paulo: Saraiva, 2012.).
DEWEY, John. Démocratie et éducation. Paris: Armand Colin, 2011 (Democracia e educação. São Paulo: Ática, 2007.).
MONTAIGNE, Michel de. Les essais. Paris: Arléa, 1992 (Os ensaios. Trad. de Rosemary C. Abílio. São Paulo: Martins Fontes, 2002.).
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).