Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissional
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Mots-clés

Educação de adultos. Aprendizagem de adultos. Autorrealização. Políticas Públicas.

Résumé

 

O estudo que se apresenta realizou-se numa instituição pública portuguesa de Ensino Superior, o XXXX Visa perceber que mudanças ocorreram na vida pessoal, social e profissional dos estudantes que ingressaram nessa instituição, a partir da prova de acesso para maiores de 23 anos, e entender a importância da formação superior para adultos. Para o estudo, de abordagem mista, efetuou-se um inquérito por questionário a 180 diplomados. Os dados mostram a relevância da formação de adultos enquanto razão válida para uma maior realização pessoal e aquisição ou atualização de conhecimentos, ainda que não contribua muito para a mudança de profissão ou progressão da carreira. Os inquiridos também deixam claro que os motivos financeiros são um entrave significativo ao prosseguimento dos estudos.

 

https://doi.org/10.20500/v15i33.30195
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