Résumé
O artigo apresenta uma investigação documental com o objetivo de identificar e analisar os instrumentos de avaliação em leitura propostos pela Secretaria Municipal de Fortaleza e pela escola aplicados aos alunos do 2º ano. Anualmente, as crianças são avaliadas pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará. Essa avaliação externa influencia consideravelmente as ações pedagógicas da escola. As conclusões são: o instrumental de avaliação disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação apresenta fragilidades quanto ao adequado diagnóstico sobre a compreensão leitora dos alunos; observou-se que o teste denominado simulado analisado foram identificados alguns deslizes técnicos na elaboração dos comandos e nas alternativas de respostas em itens que compuseram o teste.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).