Retorno às aulas em tempos de covid-19: o discurso publicitário
PDF (Português (Brasil))

Mots-clés

Educação
Pandemia
Capa de revista.

Résumé

O objetivo da pesquisa foi analisar as capas das revistas Veja e IstoÉ, publicadas no ano de 2020, que trouxeram como chamada principal, ou secundária, a temática educação escolar no contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil. Realizou-se um estudo qualitativo-descritivo, ancorado nos pressupostos dos gêneros do discurso conforme Bakhtin. Os resultados evidenciaram que a revista Veja trouxe elementos representativos da realidade do ensino escolar na rede privada para o retorno às aulas e que a IstoÉ expressou um cenário que remete ao ensino na rede pública, com destaque para a impossibilidade de retorno às aulas. Concluiu-se que as capas, ao retratarem situações sociais distintas, induziam a interpretações controversas acerca da possibilidade do retorno presencial às aulas escolares.

https://doi.org/10.20500/rce.v16i36.42962
PDF (Português (Brasil))

Références

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

______. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. Tradução: Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

BEZERRA, N. P. X.; VELOSO, A. P.; RIBEIRO, E. Ressignificando a prática docente: experiências em tempos de pandemia. Revista Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 1-15, 2021. DOI 10.47149/pemo.v2i3.3917. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3917. Acesso em: 3 abr. 2021.

BRANDENBURG, C. et al. Cartilha educação e saúde no combate à pandemia da covid-19. Revista Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-35, 2020. DOI 10.47149/pemo.v2i2.3670. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3670. Acesso em: 3 abr. 2021.

BRASIL. Censo da Educação Básica 2020: resumo técnico. Brasília, DF: Inep, 2021.

______. Painel coronavírus. 2021. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 24 mar. 2021.

CASTRO, M. A.; VASCONCELOS, J. G.; ALVES, M. M. Estamos em casa! Narrativas do cotidiano remoto da educação infantil em tempo de pandemia. Revista Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-17, 2020. DOI 10.47149/pemo.v2i1.3716. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3716. Acesso em: 3 abr. 2021.

FGV. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Verbete temático. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico. Acesso em: 31 mar. 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GUY, R. K. et al. Rapid repurposing of drugs for COVID-19. Science, Washington, v. 368, n. 6493, p. 829-830, 2020. DOI https://doi.org/10.1126/science.abb9332. Disponível em: https://science.sciencemag.org/content/368/6493/829. Acesso em: 3 abr. 2021.

HELLER, E. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. Tradução: Maria Lúcia Lopes da Silva. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.

IBGE. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101681. Acesso em: 23 mar. 2021.

ISTOÉ. Voltar ou não voltar às aulas?. IstoÉ, São Paulo, n. 2641, ano 43, 26 ago. 2020.

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, S. F. et al. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 9- 29.

NEVES, V. N. S.; ASSIS, D. V.; SABINO, R. N. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19 no Brasil: estado da arte. Revista Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. e325271, 2021. DOI 10.47149/pemo.v3i2.5271. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5271. Acesso em: 3 abr. 2021.

NEVES, V. N. S. et al. Utilização de lives como ferramenta de educação em saúde durante a pandemia pela Covid-19. Educação & Sociedade, Campinas, v. 42, e240176, 2021. DOI http://dx.doi.org/10.1590/es.240176. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100308&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 mar. 2021.

OLIVEIRA, D. A.; PEREIRA JÚNIOR, E. Desafios para ensinar em tempos de pandemia: as condições de trabalho docente. In: OLIVEIRA, D. A.; POCHMANN, M. (org.). A devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia. Brasília, DF: Positiva, 2020. p. 207-228.

PUZZO, M. B.; LACERDA; E. A. Análise da linguagem verbo-visual de capa de revista: uma proposta de leitura bakhtiniana. Revista Caminhos em Linguística Aplicada, Taubaté, v. 13, n. 2, p. 198-223, 2015. Disponível em: http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/article/view/2061. Acesso em: 20 mar. 2021.

QUILES, M. C. Discurso publicitário e intertextualidade: itinerários para formação comunicativa de professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. e3455, 2021. DOI 10.25053/redufor.v6i1.3455. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3455. Acesso em: 3 abr. 2021.

SILVA, L. R.; SANTOS, A. R.; DE SOUZA, D. A. Os desafios do ensino remoto na Educação do Campo. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional, Araraquara, v. 1, n. 1, p. 40-65, 2020. DOI 10.22481/poliges.v1i1.8263. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/8263. Acesso em: 31 mar. 2021

SILVA, W. M. et al. Reinfection: a review of the new evidence. Research, Society and Development, v. 10, n. 1, p. e51910112016, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12016. Acesso em: 25 mar. 2021.

UNESCO. Avaliação do desenvolvimento da internet no Brasil. 2021. Disponível em: https://www.nic.br/media/docs/publicacoes/8/20210217115717/avaliacao_do_desenvolvimento-da-internet-no-brasil.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.

______. Consequências adversas do fechamento das escolas. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/consequences. Acesso em: 23 mar. 2021.

______. Declaração de Incheon e Marco de Ação para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4: assegurar a educação inclusiva e equitativa de aprendizagem ao longo da vida para todos. Paris: Unesco, 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656_por. Acesso em: 24 mar. 2021.

______. Qualidade da infraestrutura das escolas públicas do ensino fundamental no Brasil. Brasília, DF: Unesco, 2019.

VASCONCELOS, L. M.; FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. S. Facetas da (im)potência viril na Revista Careta: educação e masculinidades no Estado Novo (1937-1945). Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 40, p. 1-12, 2018. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/actascieduc/issue/view/1499/showtoc. Acesso em: 24 mar. 2021.

VEJA. A vez das escolas. Veja. São Paulo, ed. 2705, n. 39, ano 53, 23 set. 2020. Disponível em: https://www.vercapas.com.br/edicoes/veja/. Acesso em: 20 mar. 2021.

WHO. Considerations for school-related public health measures in the context of Covid-19. 14 set. 2020. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/considerations-for-school-related-public-health-measures-in-the-context-of-covid-19. Acesso em: 24 mar. 2021.

______. Coronavirus Disease (Covid-19) Dashboard. 2021. Disponível em: https://covid19.who.int/region/amro/country/br. Acesso em: 4 abr. 2021.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).