Condições de permanência material e simbólica de estudantes negros na universidade

Résumé

Esta pesquisa analisa experiências de estudantes negros em uma universidade federal brasileira localizada na região Sul do Estado do Rio Grande do Sul, especialmente em relação às condições de permanência material e permanência simbólica destes estudantes no ensino superior. A análise foi realizada em novembro de 2020, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes negros dos cursos de Administração e de Turismo daquela universidade. Os resultados elencam as principais dificuldades materiais e simbólicas vivenciadas por estudantes negros no ensino superior e revelam o longo caminho que a universidade brasileira ainda tem pela frente para proporcionar condições igualitárias de permanência a estudantes negros.

https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.45110
PDF (Português (Brasil))

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).