ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE: INDICADORES EDUCACIONAIS BRASILEIROS.
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Mots-clés

DEFICIÊNCIAS DA VISÃO
ENSINO SUPERIOR
INDICADORES EDUCACIONAIS

Résumé

O presente artigo é proveniente de uma pesquisa de mestrado em educação. Objetiva analisar o acesso e a permanência de estudantes com deficiência visual no ensino superior entre 2009 e 2018 a partir do Censo da Educação Superior. O estudo se debruça sobre dados dos alunos, recursos de acessibilidade dos cursos e acessibilidade arquitetônica. Tem como embasamento teórico o Materialismo Histórico. Conclui que estudantes com deficiência visual enfrentam muitos desafios no acesso e na permanência no ensino superior na medida em que a maioria é oriunda de escola pública e estuda em universidades privadas; um maior número estuda à noite; a maioria é branca; ainda faltam recursos de acessibilidade em muitos cursos no país e ainda falta acessibilidade arquitetônica em muitos locais de oferta no país.
https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.52670
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