Resumo
O enfoque deste estudo se ancora nas compreensões que as crianças atribuem ao cotidiano, partindo da alegoria da brincadeira de pipa. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo, de inspiração etnográfica, em uma instituição escolar situada em Sobradinho II, no Distrito Federal. Ademais, foram analisados desenhos produzidos pelas próprias crianças, além de relatos orais acerca de suas produções. Os aportes teórico-metodológicos utilizados foram os dos estudos sociais da infância e da sociologia do cotidiano. Os registros que tratam da brincadeira de pipa que foram enfocados, permitiram a observação das maneiras pelas quais as crianças fabricam e reinventam suas impressões acerca da relação entre corpo, infância e cotidiano, dentro e fora da escola.
Referências
Arenhart, D., & Silva, M. R. (2014). Entre a favela e o castelo: Infância, desigualdades sociais e escolares. Cadernos CERU, 25(1), 59-82. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p59-82
Brougère, G. (2004). Brinquedos e companhia. São Paulo: Cortez.
Brougère, G. (2012). Vida cotidiana e aprendizagem. In G. Brougère, & A. Ulmann (Orgs.), Aprender pela vida cotidiana (pp. 11-24). Campinas: Autores Associados.
Companhia de Planejamento do Distrito Federal – Codeplan. (2015). Pesquisa distrital por amostra de domicílios (PDAD): Sobradinho II. Brasília: o autor.
Corsaro, W. (2011). Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed.
Delgado, A. C. C., & Müller, F. (2005). Em busca de metodologias investigativas com as crianças e suas culturas. Cadernos De Pesquisas, 35(125), 161-179. https://doi.org/10.1590/s0100-15742005000200009
Evangelista, A. S., & Marin, F. A. D. G. (2022). A cidade pelo desenho das crianças. Revista Contemporânea de Educação, 17(40), 26-51. https://doi.org/10.20500/rce.v17i40.52893
Farias, M. J. A., & Wiggers, I. D. (2015). Cotidiano e práticas corporais infantis: O lúdico e a violência em cena. Motrivivência, 27(45), 58-73. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p58
Ferreira, V. S. (2009). Elogio (sociológico) à carne: A partir da reedição do texto “as técnicas do corpo” de Marcel Mauss (IS Working Papers, no 36). Porto: Universidade do Porto.
Fingerson, L. (2009). Children’s bodies. In J. Qvortrup, W. Corsaro, & M. Honig (Orgs.), The Palgrave handbook of childood studies (pp. 217-227). London: Palgrave Macmillan.
Gobbi, M. (2009). Desenho infantil e oralidade: Instrumentos para pesquisa com crianças pequenas. In A. L. G. Faria, Z. Demartini, & P. Prado (Orgs.), Por uma cultura da infância (3a ed., pp. 68-92). Campinas: Autores Associados.
Gobbi, M. (2023). Desenhos entre mundos: elementos para pesquisar e tentar compreender as crianças e seus pontos de vista. Política & Trabalho: Revista de Ciências Sociais, 1(57), 135-152. https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2022v1n57.60213
Goffman, E. (1980). A elaboração da face. In S. A. Figueira (Org.), Psicanálise e ciências sociais (pp. 76-114). Rio de Janeiro: Francisco Alves.
Le Breton, D. (2003). Adeus ao corpo: Antropologia e sociedade. Campinas: Papirus.
Machado, S. S., & Wiggers, I. D. (2012). Imagens da infância: Mídias e suas representações em práticas corporais infantis. Pensar a Prática, 15(4), 8211113. https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.15819
Melo, M. F. A. Q. (2010). Algumas aprendizagens construídas durante a brincadeira de pipa: O que está em jogo. Educação em Revista, 26(02), 89-116. https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000200005
Pais, J. M. (2003). Vida cotidiana: Enigmas e revelações. São Paulo: Cortez
Pais, J. M. (2009). Sociologia da vida quotidiana. Lisboa: ICS.
Sarmento, M. J. (2004). As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In M. J. Sarmento, & A. B. Cerisara (Orgs.), Crianças e miúdos: Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação (pp. 9-34). Lisboa: ASA.
Sarmento, M. J. (2013). A sociologia da infância e a sociedade contemporânea: Desafios conceituais e praxeológicos. In R. T. Ens, & M. C. Garanhani (Orgs.), Sociologia da infância e a formação de professores (pp. 13-46). Recife: Champagnat.
Silva, A. M. (2001). Corpo, ciência e mercado: Reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo da felicidade. Campinas: Autores Associados.
Sirota, R. (2001). Emergência de uma sociologia da infância: Evolução do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisas, (112), 7-31. https://doi.org/10.1590/s0100-15742001000100001
Turner, B. S. (2014). Corpo e sociedade: Estudos em teoria social. São Paulo: Ideias & Letras.
Wiggers, I. D. (2005). Cultura corporal infantil: Mediações da escola, da mídia e da arte. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 26(3), 59-78.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Revista Contemporânea de Educação

