Resumo
A qualidade do ensino é abordada neste artigo dentro de uma perspectiva histórica, tomando como fonte o relatório redigido por Anísio Teixeira no início de suas atividades como Diretor Geral da Instrução Pública do Distrito Federal (1931-1935). Neste documento estão presentes os resultados da primeira avaliação sistêmica realizada no município do Rio de Janeiro referentes ao ensino fundamental e reflexões germinais sobre a qualidade da oferta escolar brasileira.Referências
COLEMAN, James S. Equality of Educational Opportunity. Washington, DC, US. Government Printing Office, 1966.
EMERIQUE, Raquel Balmant. Imagens da qualidade de ensino. Por uma sociologia dos estabelecidos e dos outsiders da educação. Rio de Janeiro, 2007. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) -- Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2007.
HORTA, José Silvério Baia. “Direito à educação e obrigatoriedade escolar”. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 104, jul. 1998. p.5-34.
NUNES, Clarice. “O ‘velho' e ‘bom' ensino secundário: momentos decisivos”. Revista Brasileira de Educação, n. 14, mai-ago 2000. p. 35-60.
NUNES, Clarice. “As políticas públicas de educação de Gustavo Capanema no governo Vargas”. In: BOMENY, Helena (org.). Constelação Capanema: intelectuais e políticas. Rio de Janeiro: FGV, 2001. p. 103-125.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).