O JOGO DRAMÁTICO NA CONSTRUÇÃO DA CRIANÇA LEITORA

Resumo

A escola possui um papel elementar na promoção da leitura, facultando à criança a capacidade de adquirir o prazer da leitura e de contribuir para formar verdadeiros leitores através da utilização de recursos pedagógicos privilegiados. É através do contato freqüente com textos de literatura infanto-juvenil que o leitor vai adquirindo a formação literária e, em simultâneo, a aquisição da sua competência literária. Conscientes desta situação, o trabalho ora exposto investigou, por um lado, que implicações mútuas existem entre a leitura, o jogo dramático e a literatura, e, por outro, até que ponto a utilização do jogo dramático, em sala de aula, pode permitir que os alunos construam a competência leitora.
https://doi.org/10.20500/rce.v2i3.1529
PDF

Referências

AZEVEDO, Fernando José Fraga de. Texto literário e ensino da língua: a escrita surrealista de Mário Cesariny. Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2002.

AZEVEDO, Fernando José Fraga de. Literatura infantil e leitores, da teoria às práticas. Braga: Instituto de Estudos da Criança / Universidade do Minho, 2006.

BARRETO, António Garcia. Dicionário de literatura infantil portuguesa. Porto: Campo das Letras, 2002.

BASTOS, Glória. O teatro para crianças em Portugal -- História e crítica. Lisboa: Editorial Caminho, 2006.

BRANCO DE OLIVEIRA, Anabela Dinis [et. Al.]. Dicionário de metalinguagens da didáctica. Porto: Porto Editora, 2000.

CERVERA, Juan. Teoria de la literatura infantil. Bilbau: Ediciones Mensajero, 1992.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).