Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre educação de valores, com resultados de uma investigação com objetivo de analisar as contribuições que o projeto “Aprendendo a conviver na escola - leitura, escrita e valores” Pibid/UVA/Pedagogia/2014, realizado na E.E.I.F. Antônio Benício de Vasconcelos, proporcionou às crianças do 1º, 2º e 3º ano, em relação à aprendizagem de leitura, escrita e de valores. O estudo se baseia nos autores, Martins (2005), Zabalza (2000), Trevisol (2009). Fez-se um estudo de caso, com abordagem qualitativa, com uma entrevista semiestruturada com professores e roda de conversa com os alunos. A partir da pesquisa constatou-se que o projeto contribuiu significativamente para a aprendizagem das crianças em relação à leitura, escrita e valores.
Referências
BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese, v. 2, n. 1, p. 68-80, 2005.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-- LDB. Lei Darcy Ribeiro nº 9.394/96. Brasília-1998.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. -- Brasília: MEC/SEF, 1997.
CUNHA, A. E. Afeto e Aprendizagem, relação de amorosidade e saber na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Wak 2008.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3.ed. São Paulo: Atlas,1991.
Histórico do PIBID. Disponível em <http://capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>Acesso em 12. Dez.2017.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A.. Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo, Atlas,1995.
MARTINELLI, S. de C. Dificuldades de Aprendizagem no Contexto Psicopedagogia, Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
MARTINS, Vicente. A prática de valores na escola, 2005. Disponível em Acesso em: 14.nov.2017.
NOLTE, D. L.; HARRIS, R. As crianças aprendem o que vivenciam. 5. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
PARRAT-D. S. Como enfrentar a indisciplina na escola. São Paulo: Contexto, 2008.
RUDIO, F. V.. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
SALTINI, C. J.P. Afetividade e Inteligência. Rio de Janeiro: Wak, 2008.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10.ed.rev.Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
TEBEROSKY, A. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: 2003.
TREVISOL, M. T. C. Tecendo os sentidos atribuídos por professores do ensino fundamental ao médio profissionalizante sobre a construção de valores na escola. In.: LA TAILLE, Yves de; MENIN, Maria Suzana De Stefano et al (Org.). Crise de valores ou valores em crise? Porto Alegre: Artmed, 2009.
ZABALZA, M. Como educar em valores na escola. Revista Pátio Pedagógica. Ano 4,nº 13, mai/jul. 2000.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).