Provimento aos cargos de diretores: efeitos em escolas públicas fluminenses

Conteúdo do artigo principal

Sergio Gonçalves da Cunha

Resumo

Resumo

 

Foi realizado um quase-experimento avaliando impactos das mudanças nas formas de provimento ao cargo de gestores de escolas fluminenses no trabalho docente e no desempenho discente, utilizando dados da Prova Brasil (2007 a 2015), Imputações Múltiplas para lidar com perdas amostrais, Análise Fatorial para criação de Índices de liderança dos diretores e o estimador Diferenças em Diferenças para captação de efeitos nas variáveis de interesse. Os resultados sugerem que não houve mudanças estatisticamente significativas no desempenho dos alunos e na percepção de liderança entre os docentes nas unidades investigadas em Macaé ao adotarem prova associada à eleição. Nas demais escolas tratadas, mudanças ocorreram no desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática após a adoção das eleições.

 

Palavras-chave: gestão escolar; liderança; desempenho.

Detalhes do artigo

Seção
Seção Temática