Resumo
Em 2015, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) implementou um programa com base no incentivo ao uso de dados por gestores escolares, chamado Escolas em Foco. O artigo apresenta resultados de uma análise de entrevistas realizadas com gestores de nove escolas municipais participantes do programa, que esteve em vigor em 400 escolas da rede de 2015 a 2016. O objetivo do estudo foi investigar percepções de gestores sobre apropriações e uso de dados educacionais para planejamento pedagógico. Os resultados mostram que o programa teve boa recepção pela maioria dos gestores entrevistados, mesmo estes não tendo compreendido bem o seu funcionamento, e que os gestores demandam mais por ajuda material e de pessoal do que de formação por parte das políticas educacionais.
Referências
ANDRADE, Felipe. Programas de Incentivo ao Uso de Dados Educacionais. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 2019.
BARNEVELD, Cristina Van. Using data to Improve Student Achievement. Disponível em: <https://thelearningexchange.ca/wp-content/uploads/2008/12/Dec5DataMonograph.pdf>. Acesso em: 12 de agosto de 2018.
BROOKE, Nigel. e CUNHA, Maria Amália. A avaliação externa como instrumento de gestão educacional nos estados. Estudos & Pesquisas Educacionais, Fundação Victor Civita, v. 2, p. 3-64. 2011.
CERDEIRA, Diana, PRADO, Ana, ROSISTOLATO, Rodrigo, TAVARES, Mayara, COSTA, Marcio. Conhecimento e Uso de Indicadores Educacionais no Município do Rio de Janeiro. Estudos em Avaliação Educacional, v. 28. n. 69. p. 926-968. Dezembro, 2017.
HUGUET, Alice, MARSH, Julie e FARRELL, Caitlin. Building Teachers’ Data-use Capacity: Insights from Strong and Developing Coaches. Education Policy Analysis Archives, v.22, n.52. 2014.
KERR, Kerri, MARSH, Julie, SCHUYLER IKEMOTO, Gina, DARILEK, Hilary, BARNEY, Heather. Strategies to Promote Data Use for Instructional Improvement: Actions, Outcomes, and Lessons from Three Urban Districts. American Journal of Education, v. 112, n.4, p. 496-520. 2006.
KNIGHT, Jim. Instructional coaching. School Administrator, v. 63, n. 4, p. 36–40. 2006.
MARSH, Julie, BERTRAND, Melanie, HUGUET, Alice. Using data to alter instructional practice: The mediating role of coaches and professional learning communities. Teachers College Record, v. 117, p. 1-40. 2015.
MATUS, Carlos. Política, planificación y gobierno. Fundación Altadir, Caracas, 1987.
SAMMONS, Pamela. As características-chave das escolas eficazes. In: BROOKE, N. & SOARES, J. F. (orgs). Pesquisa em eficácia escolar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
SCHILDKAMP, Kim & POORTMAN, Cindy. Factors Influencing the Functioning of Data Teams. Teachers College Record, v. 117, 2015.
SCHILDKAMP, Kim, POORTMAN, Cindy, LUYTEN, Hans, EBBELER, Johanna. Factors Promoting and Hidering Data-based Decision Making in Schools. School Effectiveness and School Improvement: An International Journal of Research, Policy and Practice, v.28, n. 2, p. 242-258. 2017.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).