PERPETUAÇÃO DE CONCEITOS DECOLONIAIS ESSENCIAIS E UMA VISÃO LIBERTÁRIA DO EUROCENTRISMO NO FILME PANTERA NEGRA: GUERRA POR WAKANDA
Mots-clés :
Eurocentrismo, Pantera Negra, Epistemicídio, Decolonial, Afrofuturismo, Apropriação.Résumé
Esse artigo visa a uma análise crítica do filme “Pantera Negra: Guerra por Wakanda” no qual contribui para o estudo de conceitos decoloniais e também vem promover reflexões dentro da produção ficcional que desafiam narrativas eurocêntricas e promovem uma perspectiva sobre a importância da cultura africana, da resistência contra a exploração e da luta pela justiça e igualdade.
Références
PANTERANEGRA. Direção: RyanCoogler,Produção:KevinFeige.Produção:Marvel Comics.TrilhaSonora:LudwigGöransson.Duração:135minutos.DistribuiçãoBrasileira: DISNEY/ BUENA VISTA, Estados Unidos, 2018.
QUIJANO, Aníbal. (2010), Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, pp.84-130.
GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, jan./abr. 2016.
GONZÁLES, Lélia. Lugar de negro. In: Revista Ciências Sociais Hoje, ANPOCS, n.1, 1984, p.223-244.
MORAES, Wallace. Uma crítica decolonial e libertária do filme “Pantera Negra 2- Wakanda Forever”. Revista estudos libertários, v. 4, n. 12, dez/2022.
RIBEIRO, Bruna. DÊNIS, Vico. A colonialidade do poder e suas subjetividades. Revista Teoria e Cultura, v.15, n.30132, 2020
GOMES, Josué. CARVALHO, Carlos. SOARES, Verônica.
Wakanda, Afrofuturismos e Raça: o que diz a narrativa de Pantera Negra sobre estar negro no mundo? Intercom 2019.
BELO, Pollyane. PANTERA NEGRA E A DESESTABILIZAÇÃO DAS MESMICES REPRESENTATIVAS. VI ComCult 2018.
VAZ, Danielle. BONITO, Marco. Pantera Negra: A Representatividade Negra e o Afrofuturismo Como Forma de Construção da identidade. Intercom 2019.
KISSI, Ayana. O Filme Pantera Negra – entre a ficção e a valorização das espacialidades africanas. Copene, Existência intelectual negra e ancestral. 2018.
PRETA, História. Malcolm & Martin | 1.Messias Negro. Spotify, ago. 2022
CAMACHO, Gabriela. ZOLI, Giulia. MARTINS, Leonardo. BUSTAMANTE, Luiza. T’Challa e N’Jadaka: Martin Luther King e Malcolm X do universo Marvel. Universidade São Judas Tadeu, São Paulo 2021.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
© Rafaela Araújo Queiroz, Isabelle Borges Silva 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.