PERPETUAÇÃO DE CONCEITOS DECOLONIAIS ESSENCIAIS E UMA VISÃO LIBERTÁRIA DO EUROCENTRISMO NO FILME PANTERA NEGRA: GUERRA POR WAKANDA
Parole chiave:
Eurocentrismo, Pantera Negra, Epistemicídio, Decolonial, Afrofuturismo, Apropriação.Abstract
Esse artigo visa a uma análise crítica do filme “Pantera Negra: Guerra por Wakanda” no qual contribui para o estudo de conceitos decoloniais e também vem promover reflexões dentro da produção ficcional que desafiam narrativas eurocêntricas e promovem uma perspectiva sobre a importância da cultura africana, da resistência contra a exploração e da luta pela justiça e igualdade.
Riferimenti bibliografici
PANTERANEGRA. Direção: RyanCoogler,Produção:KevinFeige.Produção:Marvel Comics.TrilhaSonora:LudwigGöransson.Duração:135minutos.DistribuiçãoBrasileira: DISNEY/ BUENA VISTA, Estados Unidos, 2018.
QUIJANO, Aníbal. (2010), Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, pp.84-130.
GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, jan./abr. 2016.
GONZÁLES, Lélia. Lugar de negro. In: Revista Ciências Sociais Hoje, ANPOCS, n.1, 1984, p.223-244.
MORAES, Wallace. Uma crítica decolonial e libertária do filme “Pantera Negra 2- Wakanda Forever”. Revista estudos libertários, v. 4, n. 12, dez/2022.
RIBEIRO, Bruna. DÊNIS, Vico. A colonialidade do poder e suas subjetividades. Revista Teoria e Cultura, v.15, n.30132, 2020
GOMES, Josué. CARVALHO, Carlos. SOARES, Verônica.
Wakanda, Afrofuturismos e Raça: o que diz a narrativa de Pantera Negra sobre estar negro no mundo? Intercom 2019.
BELO, Pollyane. PANTERA NEGRA E A DESESTABILIZAÇÃO DAS MESMICES REPRESENTATIVAS. VI ComCult 2018.
VAZ, Danielle. BONITO, Marco. Pantera Negra: A Representatividade Negra e o Afrofuturismo Como Forma de Construção da identidade. Intercom 2019.
KISSI, Ayana. O Filme Pantera Negra – entre a ficção e a valorização das espacialidades africanas. Copene, Existência intelectual negra e ancestral. 2018.
PRETA, História. Malcolm & Martin | 1.Messias Negro. Spotify, ago. 2022
CAMACHO, Gabriela. ZOLI, Giulia. MARTINS, Leonardo. BUSTAMANTE, Luiza. T’Challa e N’Jadaka: Martin Luther King e Malcolm X do universo Marvel. Universidade São Judas Tadeu, São Paulo 2021.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Rafaela Araújo Queiroz, Isabelle Borges Silva
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.