Ergonomia e postos de trabalho: análise do ambiente de trabalho de professores da Universidade Federal da Paraíba de acordo com a NR17 / Ergonomics and workshops: analysis of the work environment of teachers of the Federal University of Paraíba

Autores

  • Aryellyson Hellyton Gomes do Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Marina Batista Chaves Azevedo Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto14768

Palavras-chave:

Ambiente de trabalho, Docentes, Ergonomia, Terapia ocupacional.

Resumo

Observa-se hoje o abrangente número de pesquisas que refletem sobre as condições precárias do trabalho de docentes, mostrando sua associação com sintomas mórbidos e a elevada prevalência de afastamentos por motivos de doença. Porém, a incidência de doenças físicas nessa categoria, considerando o viés ergonômico, ainda é pouco estudada. A pesquisa objetivou analisar, através do que preconiza a Norma Regulamentadora 17 (NR17), espaços de trabalho de professores da Universidade Federal da Paraíba. O estudo é exploratório, descritivo, quantitativo, e de campo. Os dados foram coletados através de questionário elaborado de acordo com a NR17, que regulamenta o indicado aos postos de trabalho. Foram utilizados os instrumentos e aparelhos de mensuração necessários. Os resultados apontam que nenhum ambiente analisado atende às condições mínimas da NR17. Os maiores déficits foram nas condições ambientais gerais de trabalho e equipamentos desses postos, pontos negativos que podem ser sugestivos ao desconforto, e danos à saúde. Conclui-se que há necessidade de enviar relatórios aos centros analisados para elaboração de futuras transformações e percebe-se como urgente a necessidade de se refletir sobre a presença de equipe multiprofissional em saúde, incluindo o terapeuta ocupacional, tanto nos processos de elaboração desses ambientes, quanto nas atuações em prevenção, promoção, ou reabilitação à saúde destes trabalhadores.

 

Abstract

Today, we have a large number of researches that reflect the precarious conditions of professor work, showing their association with morbid symptoms and the high prevalence of illness in this category. However, the incidence of physical diseases in this category, considering the ergonomic bias, is still little analyzed. The research aimed to analyze through what is recommended by regulatory standart 17 (NR17), workspaces of professors of the Federal University of Paraíba. The study is exploratory, descriptive, quantitative, and a field research. The data were collected through a questionnaire elaborated according to NR17, which regulates the indicated to the workstations. The necessary measuring instruments and were used. The results indicate that no analyzed environment meets the minimum conditions of NR17. The biggest deficits were in the general environmental conditions of work and equipment of these stations, negative points that can be suggestive to the discomfort, and damages to the health. It is concluded that there is a need to send reports to the analyzed centers to elaborate future transformations, as well as the concern with the presence of multiprofessional health team, both in the processes of elaboration of these environments and in the promotion and prevention of these workers' health.

Keywords: Working environment.; Faculty, Ergonomics, Occupational therapy.

Biografia do Autor

Aryellyson Hellyton Gomes do Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Terapeuta Ocupacional,  Universidade Federal da Paraíba, UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Marina Batista Chaves Azevedo Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba, UFPB. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

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Publicado

31-07-2018

Edição

Seção

Artigo Original