A Terapia Ocupacional pediátrica brasileira diante da pandemia da COVID-19: reformulando a prática profissional/Brazilian pediatric Occupational Therapy before the COVID-19 pandemic: reformulating professional practice

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34171

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Serviço Hospitalar de Terapia Ocupacional, Reabilitação, Criança, Pandemias

Resumo

O trabalho desenvolvido visa relatar a experiência de profissionais de Terapia Ocupacional diante do cenário nacional da COVID-19 e suas intervenções com o público infantil em três contextos diferentes. Na unidade neonatal, onde a intervenção acontece em todas as dimensões do contexto com o bebê, o ambiente e a família. Na enfermaria pediátrica, com o desafio na promoção do brincar e do cuidado no contexto da pandemia. E por fim, na reabilitação através do telemonitoramento apresentando a importância da continuidade do processo mesmo que a distância. O desafio é reinventar a profissão para lidar com o cenário de crise atual.

Abstract

The work developed aims to report the experience of Occupational Therapy professionals before the national scenario of COVID-19 and their interventions with children in three different contexts. In the neonatal unit, where the intervention takes place in all dimensions of the context with the baby, the environment and the Family. In the pediatric ward with the challenge of promoting play and care in the context of the pandemic.And finally, in rehabilitation through telemonitoring showing the importance of the continuity of the process even if at a distance. The challenge is to reinvent the profession to deal with the current crisis scenario.

Key words: Occupational Therapy; Occupational Therapy Department, Hospital; Rehabilitation; Child; Pandemics.

Resumen

El trabajo desarrollado tiene como objetivo informar la experiencia de los profesionales de Terapia Ocupacional antes del escenario nacional de COVID-19 y sus intervenciones con niños en tres contextos diferentes. En la unidad neonatal, donde la intervención  ocurre en todas las dimensiones del contexto como el bebé. el medio ambiente y la familia. En la sala de pediatría con el desafío de promover el juego y la atención en el contexto de la pandemia. Y finalmente, en la rehabilitación mediante telemonitorización que muestra la importancia de la continuidad del proceso aunque sea a distancia. El desafío es reinventar la profesión para enfrentar el escenario actual de crisis.

Palabras clave: Terapia Ocupacional; Servicio de Terapia Ocupacional en Hospital; Rehabilitación; Niño; Pandemias.

 

 


Referências

Ministério da saúde (BR). [homepage na internet]. Sobre a doença. [acesso em 20 abr 2020]. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid

Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 188, de 3 de fevereiro 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial União. 04/02/2020. Edição: 24-A. Seção: 1 – Extra

World Healrh Orgazation (WHO). [homepage na internet]. WHO announces COVID-19 outbreak a pandemic. [acesso em 20 abr 2020]. Disponível em: http://www.euro.who.int/en/health-topics/health-emergencies/coronavirus-covid-19/news/news/2020/3/who-announces-covid-19-outbreak-a-pandemic

Ministério da saúde (BR). [homepage na internet]. Saúde regulamenta condições de isolamento e quarentena. [acesso em 20 abr 2020]. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46536-saude-regulamenta-condicoes-de-isolamento-e-quarentena

Ministério da saúde (BR). [homepage na internet]. COVID-19: Painel Coronavírus. [acesso em 21 abr 2020]. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/

Johns Hopkins University. [homepage na internet]. COVID-19 Dashboard by the Center for Systems Science and Engineering (CSSE) at Johns Hopkins University. [acesso em 21 abr 2020]. Disponível em: https://www.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6

AOTA. Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 26, n. 3ª, p. 1-49, apr 2015. ISSN ISSN 2238-6149. [acesso em 2020 abril 20]. Disponivel em: <https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/97496>.

Tedesco SA. Avaliação e intervenção de terapia ocupacional em contextos hospitalares. In: DE CARLO, M. M. R. D. P.; KUDO, A. M. (org) Terapia Ocupacional em contextos hospitalares e cuidados paliativos. Editora Payá, 2018; p. 80-102

Silva MR. Avaliação Terapêutica Ocupacional para Adolescentes e Adultos com Deficiência Visual baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). [dissertação]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP; 2016.

Avanci BS, Carolindo FM, Góes FGB. Netto NPC. Cuidados paliativos à criança oncológica na situação do viver/morrer: a ótica do cuidar em enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm, 13, out/dez 2009. 708-16.

Ministério da saúde (BR). [homepage na internet]. Recomendações para o Método Canguru durante a pandemia de COVID-19. [acesso em 21 abr 2020]. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/04/MC_RECOMENDACOES_COVID_03_04_2020.pdf

Ministério da Saúde (BR). [homepage na internet]. Caderno Humaniza SUS Volume 2 - Atenção básica. [acesso em 21 abr 2020]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_humanizasus_atencao_basica.pdf

Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Orientações para os serviços de saúde: medidas que devem ser adotadas para utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19). Documento online. Abril de 2020

Miller, M, Quinn-Hurt, M. Neurobehavioral Assessment of High-Risk Infants in the Neonatal Intensive Care Unit. The American Journal of Occupational Therapy. 1994; 48(6): p. 506-513

Procianoy RS, Silveira RC, Manzoni P, Sant’Anna G. Neonatal COVID-19: little evidence and the need for more information, Jornal de Pediatria (Versão em Português). 2020. [acesso em 21 abr 2020]. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jpedp.2020.04.002

Sociedade Brasileira de Pediatria. [homepage na internet]. Prevenção e Abordagem da Infecção por COVID-19 em mães e Recém-Nascidos, em Hospitais-Maternidade. [acesso em 21 abr 2020]. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22412b-Nota_Alerta_PrevenAbordagem_infeccao_COVID19_maes-RN_em_HospMatern.pdf

Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Resolução nº 316, 19 julho de 2016. A prática de Atividades de Vida Diária, de Atividades Instrumentais da Vida Diária e Tecnologia Assistiva pelo Terapeuta Ocupacional. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=3074

Uchôa-Figueiredo LR, Negrini SFBM. Terapia Ocupacional: Diferentes Práticas em Hospital Geral. 1st ed. Ribeirão Preto: Editora Legis Summa Ltda; 2009. 3, A hospitalização de crianças em unidade de emergência: O papel do terapeuta ocupacional; p. 47-62.

Associação Científica de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos (ATOHOSP). [homepage na internet]. COVID-19 e Isolamento Social. [acesso em 18 abr 2020]. Disponível em: http://www.atohosp.com.br/noticias_show.php?id=20200411230257.

Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Resolução nº 516, 20 março de 2020. Teleconsulta, Telemonitoramento e Teleconsultoria. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825.

Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Resolução nº 425, 08 julho de 2013. Estabelece o Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=3188.

World Federation of Occupational Therapy. Declaração de Posição: Telesaúde. 2014. . [acesso em 2020 abril 18]. Disponível em: https://www.wfot.org/resources/telehealth.

Chow N, Fleming-Dutra K, Gierke Ryan, Hall A, Hughes M, Pilishvili T, et al. Preliminary Estimates of the Prevalence of Selected Underlying Health Conditions Among Patients with Coronavirus Disease 2019 — United States, February 12–March 28, 2020. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2020, 69:382–6. [acesso em 2020 abril 18]. Disponível em: https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/69/wr/mm6913e2.htm.

Centers for Disease Control and Prevention. People Who Are at Higher Risk for Severe Illness. 2020. . [acesso em 2020 abril 19]. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/need-extra-precautions/people-at-higher-risk.html?CDC_AA_refVal=https%3A%2F%2Fwww.cdc.gov%2Fcoronavirus%2F2019-ncov%2Fspecific-groups%2Fhigh-risk-complications.html.

Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Pessoas com Deficiência e Doenças Raras e o COVID-19. 2020. . [acesso em 2020 abril 18]. Disponível em: https://sway.office.com/tDuFxzFRhn1s8GGi?ref=Link.

Dickie V. O que é Ocupação?. In: Crepeau EB, Cohn ES, Schell BAB. Terapia Ocupacional: Willard & Spackman. 11a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011. p. 66-74.

World Health Organization. Guidelines on physical activity, sedentary behaviour and sleep for children under 5 years of page. 2019. [acesso em 2020 abril 18]. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/311664.

Takatori M, Bomtempo E, Benetton MJ. O brincar e a criança com deficiência física: a construção inicial de uma história em terapia ocupacional. Cad Ter Ocup UFSCar. 2001;9(2):91-105.

Downloads

Publicado

15-05-2020