"Dicas e orientações para discentes de terapia ocupacional na reabilitação infantil”: um estudo metodológico de construção e avaliação de material didático-pedagógico/“Suggestions and guidelines for occupational therapy discents in child rehabilitation”: a methodological study of construction and assessment of teaching-pedagogical material
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto44803Palavras-chave:
Terapia Ocupacional. Infância. Monitoria. Aprendizagem.Resumo
Introdução: Diante da ação da monitoria e na promoção do ensino e serviço nos campos das práticas da disciplina de Terapia Ocupacional na Infância da Universidade Federal de Pernambuco, é possível perceber dúvidas, questionamentos e anseios dos discentes para o primeiro dia de aula prática na reabilitação infantil, especialmente quando se trata de abordagens para o brincar terapêutico com as crianças e da entrevista com os pais. Objetivo: apresentar um material didático-pedagógico em formato de cartilha, com a intenção de auxiliar os discentes através de dicas e orientações para as aulas práticas da reabilitação infantil. Método: Foram recrutados 20 discentes, sendo destes 2 ex-monitores da disciplina, para análise do material a partir dos itens apresentados na cartilha: Aparência; Conteúdo; Ilustrações; Linguagem; Formato de divulgação da cartilha. Resultados: O público-alvo apresentou avaliações positivas, indicando a relevância do material educativo e os seus benefícios para as aulas práticas da reabilitação infantil. Conclusões: Esse estudo conclui que, por meio do arcabouço teórico e as experiências da monitora, foi possível elaborar a cartilha “Dicas e orientações para discentes de Terapia Ocupacional na reabilitação infantil”, diante de uma escrita que dialoga com o leitor, abordando conteúdos e tópicos necessários para o início das aulas práticas na área da reabilitação infantil, somado com a interação com os pais ou responsáveis e o brincar terapêutico.
Palavras-chave: Tutoria. Saúde da criança. Terapia Ocupacional. Desenvolvimento Infantil.
Abstract
Introduction: Given the action of monitoring and promoting teaching and service in the fields of the discipline's practices Terapia Ocupacional na Infância da Universidade Federal de Pernambuco, it is possible to perceive doubts, questions and concerns of students for the first day of practical classes in child rehabilitation, especially when it comes to approaches to therapeutic play with children and the interview with parents. Objective: to present a didactic-pedagogical material in booklet format, with the intention of helping students through tips and guidance for practical classes in child rehabilitation. Method: 20 students were recruited, 2 of them former monitors of the discipline, to analyze the material from the items presented in the booklet: Appearance; Content; Illustrations; Language; Format of dissemination of the booklet. Results: The target audience had positive evaluations, indicating the relevance of the educational material and its benefits for practical classes in child rehabilitation. Conclusions: This study concludes that, through the theoretical framework and the experiences of the monitor, it was possible to prepare the booklet "Tips and guidelines for students of Occupational Therapy in child rehabilitation", in front of a writing that dialogues with the reader, addressing content and topics necessary for the beginning of practical classes in the area of child rehabilitation, added to the interaction with parents or guardians and therapeutic play.
Keywords: Mentoring. Child Health. Child Development. Learning. Occupational Therapy.
Resumen
Introducción: Ante la acción de seguimiento y promoción de la docencia y el servicio en los campos de práctica en la disciplina de Terapia Ocupacional na Infância da Universidade Federal de Pernambuco, es posible percibir dudas, interrogantes y ansiedades de los estudiantes para el primer día de clases prácticas rehabilitación infantil, especialmente cuando se trata de enfoques de juego terapéutico con niños y la entrevista con los padres. Objetivo: presentar un material didáctico-pedagógico en formato de cuadernillo, con la intención de ayudar a los estudiantes a través de consejos y orientación para las clases prácticas en rehabilitación infantil. Metodo: Se reclutaron 20 estudiantes, 2 de ellos ex monitores de la disciplina, para analizar el material de los ítems presentados en el cuadernillo: Apariencia; Contenido; Ilustraciones; Idioma; Formato de difusión del folleto Resultados: El público objetivo presentó valoraciones positivas, indicando la relevancia del material educativo y sus beneficios para las clases prácticas en rehabilitación infantil. Conclusiones: Este estudio concluye que, a través del marco teórico y las experiencias del monitor, fue posible elaborar el cuadernillo “Sugerencias y orientaciones para estudiantes de Terapia Ocupacional em larehabilitación infantil”, frente a un escrito que dialoga con el lector, abordar contenidos y temas necesarios para el inicio de clases prácticas en el área de rehabilitación infantil, sumado a la interacción con los padres o tutores y al juego terapéutico.
Palabras clave: Tutoriá. Salud del Niño. Aprendizaje. Desarrollo Infnatil. Terapia Ocupacional.
Referências
American Occupational Therapy Association, A. (2015). Estrutura da prática da terapia ocupacional: domínio e processo - 3a edição. traduzida. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 26 (ed. especial), 1–49. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26iespp1-49
Andrade, E. G. R. de, Rodrigues, I. L. A., Nogueira, L. M. V., & Souza, D. F. de. (2018). Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(4), 1690–1698. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0736
Azevedo, T. L. de, & Della Barba, P. C. de S. (2017). Avaliação da estimulação e apoio no ambiente familiar oferecido à criança com paralisia cerebral. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 28(2), 198–205. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i2p198-205
Belo, F., & Scodeler, K. (2013). A importância do brincar em Winnicott e Schiller. Tempo Psicanalítico, 45(1), 91–109. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tpsi/v45n1/v45n1a07.pdf
Emmel, M. L. G., & Figueiredo, M. de O. (2011). Brincar, o desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem. Anais VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2, 3963–3976. http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2011/brincar/363-2011.pdf
Feijó, A. M., Vicente, E. F. R., & Petri, S. M. (2020). O uso das Escalas Likert nas pesquisas de Contabilidade. Revista Gestão Organizacional, 13(1), 27–41. https://doi.org/10.22277/rgo.v13i1.5112
Figueiredo, B. A. De, Souza, D. da S., & Silva, C. D. da. (2016). O brincar de crianças com deficiência física: contribuições da terapia ocupacional. Revista de Terapia Ocupacional Da Universidade de São Paulo, 27(1), 29–35. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i1p29-35
Folha, D. R. da S. C., & Della Barba, P. C. de S. (2020). Produção de conhecimento sobre terapia ocupacional e ocupações infantis: uma revisão de literatura. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(1), 227–245. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1758
Mieto, F. S. R., Brunello, M. I. B., & Silva, C. D. da. (2013). Procedimentos de avaliação da qualidade do brincar na prática da Terapia Ocupacional: um estudo exploratório. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 24(2), 95. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i2p95-102
Pastore, M. di N. (2018). Processos de formação e cenários de ensino-aprendizagem : discussão sobre práticas em saúde e educação em serviço no curso de graduação em Terapia Ocupacional da FMUSP. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 26(2), 431–441. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1072
Silva, C. M. A. da, Cunha, T. T., Pfeirer, L. I., Tadesco, S. A., & Sant’Anna, M. M. M. (2016). Percepção de pais e terapeutas ocupacionais sobre o brincar da criança com Paralisia Cerebral. Revista Brasileira de Educação Especial, 2, 221–232. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216000200006
Schneider, M.S.P.S. (2006) Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, 65. https://www.academia.edu/39197262/Monitoria_instrumento_para_trabalhar_com_a_diversidade_de_conhecimento_em_sala_de_aula
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.