"Dicas e orientações para discentes de terapia ocupacional na reabilitação infantil”: um estudo metodológico de construção e avaliação de material didático-pedagógico/“Suggestions and guidelines for occupational therapy discents in child rehabilitation”: a methodological study of construction and assessment of teaching-pedagogical material

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto44803

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional. Infância. Monitoria. Aprendizagem.

Resumo

Introdução: Diante da ação da monitoria e na promoção do ensino e serviço nos campos das práticas da disciplina de Terapia Ocupacional na Infância da Universidade Federal de Pernambuco, é possível perceber dúvidas, questionamentos e anseios dos discentes para o primeiro dia de aula prática na reabilitação infantil, especialmente quando se trata de abordagens para o brincar terapêutico com as crianças e da entrevista com os pais. Objetivo: apresentar um material didático-pedagógico em formato de cartilha, com a intenção de auxiliar os discentes através de dicas e orientações para as aulas práticas da reabilitação infantil. Método: Foram recrutados 20 discentes, sendo destes 2 ex-monitores da disciplina, para análise do material a partir dos itens apresentados na cartilha: Aparência; Conteúdo; Ilustrações; Linguagem; Formato de divulgação da cartilha. Resultados: O público-alvo apresentou avaliações positivas, indicando a relevância do material educativo e os seus benefícios para as aulas práticas da reabilitação infantil. Conclusões: Esse estudo conclui que, por meio do arcabouço teórico e as experiências da monitora, foi possível elaborar a cartilha “Dicas e orientações para discentes de Terapia Ocupacional na reabilitação infantil”, diante de uma escrita que dialoga com o leitor, abordando conteúdos e tópicos necessários para o início das aulas práticas na área da reabilitação infantil, somado com a interação com os pais ou responsáveis e o brincar terapêutico.

Palavras-chave: Tutoria. Saúde da criança. Terapia Ocupacional. Desenvolvimento Infantil. 


Abstract
Introduction: Given the action of monitoring and promoting teaching and service in the fields of the discipline's practices Terapia Ocupacional na Infância da Universidade Federal de Pernambuco, it is possible to perceive doubts, questions and concerns of students for the first day of practical classes in child rehabilitation, especially when it comes to approaches to therapeutic play with children and the interview with parents. Objective: to present a didactic-pedagogical material in booklet format, with the intention of helping students through tips and guidance for practical classes in child rehabilitation. Method: 20 students were recruited, 2 of them former monitors of the discipline, to analyze the material from the items presented in the booklet: Appearance; Content; Illustrations; Language; Format of dissemination of the booklet. Results: The target audience had positive evaluations, indicating the relevance of the educational material and its benefits for practical classes in child rehabilitation. Conclusions: This study concludes that, through the theoretical framework and the experiences of the monitor, it was possible to prepare the booklet "Tips and guidelines for students of Occupational Therapy in child rehabilitation", in front of a writing that dialogues with the reader, addressing content and topics necessary for the beginning of practical classes in the area of child rehabilitation, added to the interaction with parents or guardians and therapeutic play.

Keywords: Mentoring. Child Health. Child Development. Learning. Occupational Therapy.

 

Resumen

Introducción: Ante la acción de seguimiento y promoción de la docencia y el servicio en los campos de práctica en la disciplina de Terapia Ocupacional na Infância da Universidade Federal de Pernambuco, es posible percibir dudas, interrogantes y ansiedades de los estudiantes para el primer día de clases prácticas rehabilitación infantil, especialmente cuando se trata de enfoques de juego terapéutico con niños y la entrevista con los padres. Objetivo: presentar un material didáctico-pedagógico en formato de cuadernillo, con la intención de ayudar a los estudiantes a través de consejos y orientación para las clases prácticas en rehabilitación infantil. Metodo: Se reclutaron 20 estudiantes, 2 de ellos ex monitores de la disciplina, para analizar el material de los ítems presentados en el cuadernillo: Apariencia; Contenido; Ilustraciones; Idioma; Formato de difusión del folleto Resultados: El público objetivo presentó valoraciones positivas, indicando la relevancia del material educativo y sus beneficios para las clases prácticas en rehabilitación infantil. Conclusiones: Este estudio concluye que, a través del marco teórico y las experiencias del monitor, fue posible elaborar el cuadernillo “Sugerencias y orientaciones para estudiantes de Terapia Ocupacional em larehabilitación infantil”, frente a un escrito que dialoga con el lector, abordar contenidos y temas necesarios para el inicio de clases prácticas en el área de rehabilitación infantil, sumado a la interacción con los padres o tutores y al juego terapéutico.

Palabras clave: Tutoriá. Salud del Niño. Aprendizaje. Desarrollo Infnatil. Terapia Ocupacional. 

Biografia do Autor

Maria Luisa de Sá Peregrino Arrais, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Terapia Ocupacional. Graduanda em Terapia Ocupacional. Recife/PE, Brasil. 

Raquel Costa Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Terapia Ocupacional. Docente do Curso de Terapia Ocupacional.  Recife/PE, Brasil

Referências

American Occupational Therapy Association, A. (2015). Estrutura da prática da terapia ocupacional: domínio e processo - 3a edição. traduzida. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 26 (ed. especial), 1–49. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26iespp1-49

Andrade, E. G. R. de, Rodrigues, I. L. A., Nogueira, L. M. V., & Souza, D. F. de. (2018). Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(4), 1690–1698. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0736

Azevedo, T. L. de, & Della Barba, P. C. de S. (2017). Avaliação da estimulação e apoio no ambiente familiar oferecido à criança com paralisia cerebral. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 28(2), 198–205. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i2p198-205

Belo, F., & Scodeler, K. (2013). A importância do brincar em Winnicott e Schiller. Tempo Psicanalítico, 45(1), 91–109. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tpsi/v45n1/v45n1a07.pdf

Emmel, M. L. G., & Figueiredo, M. de O. (2011). Brincar, o desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem. Anais VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2, 3963–3976. http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2011/brincar/363-2011.pdf

Feijó, A. M., Vicente, E. F. R., & Petri, S. M. (2020). O uso das Escalas Likert nas pesquisas de Contabilidade. Revista Gestão Organizacional, 13(1), 27–41. https://doi.org/10.22277/rgo.v13i1.5112

Figueiredo, B. A. De, Souza, D. da S., & Silva, C. D. da. (2016). O brincar de crianças com deficiência física: contribuições da terapia ocupacional. Revista de Terapia Ocupacional Da Universidade de São Paulo, 27(1), 29–35. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i1p29-35

Folha, D. R. da S. C., & Della Barba, P. C. de S. (2020). Produção de conhecimento sobre terapia ocupacional e ocupações infantis: uma revisão de literatura. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(1), 227–245. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1758

Mieto, F. S. R., Brunello, M. I. B., & Silva, C. D. da. (2013). Procedimentos de avaliação da qualidade do brincar na prática da Terapia Ocupacional: um estudo exploratório. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 24(2), 95. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i2p95-102

Pastore, M. di N. (2018). Processos de formação e cenários de ensino-aprendizagem : discussão sobre práticas em saúde e educação em serviço no curso de graduação em Terapia Ocupacional da FMUSP. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 26(2), 431–441. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1072

Silva, C. M. A. da, Cunha, T. T., Pfeirer, L. I., Tadesco, S. A., & Sant’Anna, M. M. M. (2016). Percepção de pais e terapeutas ocupacionais sobre o brincar da criança com Paralisia Cerebral. Revista Brasileira de Educação Especial, 2, 221–232. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216000200006

Schneider, M.S.P.S. (2006) Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, 65. https://www.academia.edu/39197262/Monitoria_instrumento_para_trabalhar_com_a_diversidade_de_conhecimento_em_sala_de_aula

Downloads

Publicado

01-02-2022

Edição

Seção

Artigo Original