Corpo, virtualidade e docência em Terapia Ocupacional em tempos de pandemia: primeiros impactos (2020-2021)/Body, virtuality and teaching on occupational therapy in times of pandemics: first impacts (2020-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto54565

Palavras-chave:

Docência. Corpo humano. Pandemia COVID-19. Ensino online.

Resumo

Introdução: O cotidiano de professoras de terapia ocupacional numa universidade pública brasileira, como na maior parte do mundo, foi atravessado no ano de 2020 pela pandemia global de Covid-19. Dessa maneira, as construções de corpo e os modos de viver que ocorrem através de experiências cotidianas foram afetados. As interações mediadas pelas plataformas e ambientes on-line, que já vinham se fazendo presentes nessas construções, foram intensificadas com a medida de distanciamento social e rotinas mais restritas à casa, já que o mundo virtual possibilitou a continuidade dos processos da vida pessoal e profissional. Objetivos: Este artigo busca refletir sobre como as mudanças provocadas pela pandemia afetam o corpo e como ele expressa isso, com foco na necessidade de docentes universitárias de ensinar através de relações tecnomediadas. Métodos: Para tanto, nove docentes de graduação em terapia ocupacional foram entrevistadas, de modo on-line, seguindo um roteiro com foco nos efeitos das mudanças exigidas pela pandemia no corpo e em suas vidas. Resultados: Os resultados deste artigo são apresentados seguindo um eixo corpo-docente-pandemia-virtualidade em duas categorias temáticas: I) o ser corpo docente na pandemia mediado pela virtualidade; II) estratégias criadas para enfrentamento da nova condição. Conclusão: Este estudo permitiu refletir sobre as experiências do ser corpo docente na pandemia e das estratégias criadas para enfrentar as condições impostas por esse contexto. A construção de corpos e subjetividades é singular e pode ser potente na (re)criação de si e do mundo.

Palavras-chave: Docência. Corpo humano. Pandemia COVID-19. Ensino online


Abstract

Introduction: The routine of occupational therapy professors of a Brazilian public university, as in most parts of the world, was permeated by Covid-19 global pandemics in 2020. Therefore, the constructions of body and the ways of living that emerge from everyday experiences have been affected. The interactions mediated by online platforms and environments, which had already been present in these constructions, have intensified due to measures such as social distancing and more home-restricted routines, since the virtual world enabled people to carry on with their personal and professional processes. Objectives: This article seeks to reflect on how the changes caused by the pandemics affect the body and how it expresses this, focusing on university professors’ need to teach within technomediated relationships. Methods: To this end, nine occupational therapy professors were interviewed online, following a script focused on the effects of the changes required by the pandemics on their bodies and lives. Results: This article’s results are presented on a body-professor-pandemics-virtuality basis within two thematic categories: I) being a teaching body mediated by virtuality during the pandemics; II) strategies created to face this new condition. Conclusion: This study allowed us to reflect on the experiences of being a teaching body during the pandemics and on the strategies created to face the conditions imposed by such context. The construction of bodies and subjectivities is singular and can be a powerful tool in the (re)creation of the self and the world.

Keywords: Teaching. Human body. COVID-19 pandemics. Online education

 

Resumen

Introducción: El cotidiano de profesoras de terapia ocupacional en una universidad pública brasileña, así como en la mayor parte del mundo, fue afectado en el año de 2020 por la pandemia global de COVID-19. De esa manera, las construcciones del cuerpo y los modos de vivir que ocurren según experiencias cotidianas fueron afectados. Las interacciones mediadas por las plataformas y ambientes en línea, que ya estaban presentes en esas construcciones, fueron intensificadas con la medida de distanciamiento social y rutinas más restrictas a la casa, una vez que el mundo virtual ha posibilitado la continuidad de los procesos de la vida personal y profesional. Objetivos: Este artículo busca reflexionar al respecto de los cambios provocados por la pandemia en el cuerpo y como él lo expresa eso, con énfasis en la necesidad de docentes universitarias de enseñar a través de relaciones tecnomediadas. Métodos: Para tanto, nueve docentes de grados en terapia ocupacional fueron entrevistadas, de modo en línea, bajo una pauta con énfasis en los efectos de los cambios exigidos por la pandemia en el cuerpo y en sus vidas. Resultados: Los resultados de este artículo son presentados siguiendo un eje cuerpo-docente-pandemia-virtualidad en dos categorías temáticas: I) el ser cuerpo docente en la pandemia mediado por la virtualidad; II) estrategias creadas para enfrentamiento de la nueva condición. Conclusión: Este estudio permitió reflexionar al respecto de las experiencias del ser cuerpo docente en la pandemia y de las estrategias creadas para enfrentar las condiciones impuestas por ese contexto. La construcción de cuerpos y subjetividades es singular y puede ser potente en la (re)creación de si y del mundo.

Palabras clave: Empleos Subvencionados. Prisiones. Política Pública

Biografia do Autor

Josie Cecília Mattos Moraes, Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Saúde e Sociedade, Santos, SP, Brasil

Departamento de Saúde e Sociedade, Terapia Ocupacional

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Publicado

07-03-2023

Edição

Seção

Artigo Original