Estratégias e recursos empregados por terapeutas ocupacionais na estimulação precoce

Strategies and resources used by occupational therapists in early stimulation

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto55259

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional. Desenvolvimento Infantil. Estimulação Precoce. Estratégias. Recursos.

Resumo

Introdução: O desenvolvimento infantil é a fase mais importante da vida devido ao grande processo de neuroplasticidade, porém podem ocorrer condições fisiopatológicas e socioambientais que colocam a criança em risco de atraso no desenvolvimento. Por essa razão, se faz necessário o programa de estimulação precoce para identificar, estimular e tratar essas crianças, garantindo que tenham um desenvolvimento infantil pleno. Objetivo: Investigar quais recursos e estratégias são utilizadas pelo Terapeuta Ocupacional em estimulação precoce. Métodos: Composto por uma amostragem não probabilística de conveniência constituída por 20 profissionais graduados em Terapia Ocupacional que trabalhavam ou que já trabalharam em programas de estimulação precoce. Foi utilizado um questionário semiestruturado e autoaplicável que contava com perguntas sobre os dados sociodemográficos e formação profissional, e questões referentes aos recursos e estratégias usadas em estimulação precoce. Resultados: Os  respondentes eram 95% do sexo feminino, média de idade de 33 anos, com formação em universidades públicas (67%), com tempo médio de formação de 8,6 anos, em prática privada (67%), e 100% julgaram necessário estabelecer estratégias terapêuticas específicas para programas de estimulação precoce. As práticas eram voltadas para promoção, prevenção e reabilitação, com enfoque ocupacional nas AVD, brincar e lazer. As estratégias englobavam anamneses, entrevistas, testes, abordagens e recursos teóricos que subsidiaram a prática clínica. Conclusão: Os resultados apontaram quais estratégias e recursos foram utilizados por Terapeutas Ocupacionais em estimulação precoce. Apresentou ainda, quais variáveis estavam evidenciadas com essa prática e poderiam favorecer o desenvolvimento infantil saudável e pleno. 

Palavras-chaves: Terapia Ocupacional. Desenvolvimento Infantil. Estimulação Precoce. Estratégias. Recursos.

Abstract:

Introduction: Child development is the most important phase of life, due to the great process of neuroplasticity, but pathophysiological and socio-environmental conditions can occur, which puts the child at risk of developmental delay. For this reason the early stimulation program is necessary in order to identify, to encourage and to treat these children ensuring their full development. Objective: To investigate which resources and strategies are used by the occupational therapist in early stimulation. Methods: Consisting of a non-probabilistic convenience sample consisting of 20 professionals graduated in OT who worked or who have worked in early stimulation programs. A semi-structured and self-administered questionnaire was used. It is composed by questions about sociodemographic data and professional training, and questions regarding the resources and strategies used in early stimulation. Results: The respondents were 95% female, average age of 33 years, with training in public universities (67%), with an average training time of 8.6 years, with private practice (67%). 100 % considered it necessary to establish specific therapeutic strategies for early stimulation programs. The practices are aimed at promoting prevention and rehabilitation, with an occupational focus on ADLs, play and leisure. The strategies included anamnesis, interviews, tests, various approaches and theoretical resources that subsidized the practice. Conclusion: The results showed which strategies and resources were used by occupational therapists in early stimulation, presented which variables were evidenced with this practice and which could favor healthy and full child development.

Keywords: Occupational Therapy. Child development. Early Stimulation. Strategies. Resources.

Resumen:

Introducción: El desarrollo infantil es la fase más importante de la vida, debido al gran proceso de neuroplasticidad, sin embargo, pueden presentarse condiciones fisiopatológicas y socioambientales, que ponen al niño en riesgo de retraso en el desarrollo, por ello, es necesario un programa de estimulación temprana para identificar, estimular y tratar a estos niños, garantizando que tengan un desarrollo infantil pleno. Objetivo: Investigar qué recursos y estrategias son utilizadas por Terapeuta Ocupacional en la estimulación temprana. Métodos: Constituida por una muestra no probabilística por conveniencia conformada por 20 profesionales graduados en Terapia Ocupacional que trabajaban o han trabajado en programas de estimulación temprana, se utilizó un cuestionario semiestructurado y autoadministrado que contenía preguntas sobre datos sociodemográficos y formación profesional, y preguntas sobre los recursos y estrategias utilizados en la estimulación temprana. Resultados: Los encuestados fueron 95% del sexo femenino, edad promedio de 33 años, con formación en universidades públicas (67%), con tiempo de formación promedio de 8.6 años, con práctica privada (67%), y el 100% consideró necesario establecer estrategias terapéuticas específicas para programas de estimulación temprana, las prácticas están dirigidas para promover la prevención y rehabilitación, con un enfoque ocupacional en AVD, juego y ocio, y las estrategias incluyeron anamnesis, entrevistas, pruebas, diversos enfoques y recursos teóricos que sustentaron la práctica. Conclusión: Los resultados mostraron cuales estrategias y recursos fueron utilizados por los Terapeutas Ocupacionales en la estimulación temprana, y presentaron las variables que se evidenciaron con esta práctica y cuáles podrían favorecer el desarrollo infantil sano y pleno.

 Palabras-Claves: Terapia Ocupacional. Desarrollo infantil. Estimulación Temprana. Estrategias. Recursos.

Biografia do Autor

Lucieny Almohalha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais; Especialização em Saúde Mental pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais; Mestrado em Therapeutic Science pela University of Wisconsin-Madison, USA; Doutorado pelo Programa de Pós graduação em Saúde Pública da Escola de Enfermagem da USP-RP.

Beatriz Cesário, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro

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09-12-2023

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Artigo Original