A importância do programa de extensão "caixa de histórias" para a hospitalização infantil e para a formação profissional de terapeutas ocupacionais

The importance of the "Caixa de Histórias" extension program for child hospitalization and for the professional training of Occupational Therapists

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto63745

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Equipe de assistência ao paciente, Serviços de saúde da criança, Humanização da assistência, Brincar

Resumo

Resumo: Introdução: O raciocínio clínico é essencial para o planejamento, condução e reflexão da prática profissional. Programas de extensão facilitam esse processo, integrando teoria e prática. Este estudo buscou analisar a percepção de terapeutas ocupacionais sobre a importância da participação no Programa de Extensão “Caixa de Histórias” como estratégia de ensino na formação profissional, identificando as habilidades  procedimentais e atitudinais desenvolvidas por este. Métodos: Pesquisa descritiva, transversal de análise qualitativa, junto a Terapeutas Ocupacionais graduados que passaram pelo processo de capacitação e implementação do referido Programa. Resultados: 64 participantes aceitaram participar e responder ao questionário que possuiu como categorias de análise o processo de divulgação do programa, a caracterização do programa, o impacto do “Caixa de Histórias” na formação profissional, as habilidades adquiridas, a importância do programa para as crianças e seus familiares envolvidos e a percepção pessoal do participante em relação ao programa. Discussão: Os projetos de extensão são de extrema importância para a formação profissional, sendo o “Caixa de Histórias” uma  estratégia eficaz de aprendizagem para os graduandos de Terapia Ocupacional, além de trazer benefícios para as crianças hospitalizadas e suas famílias, integrando ensino e extensão universitária e desenvolvimento de habilidades necessárias ao perfil do egresso, sobretudo as procedimentais e atitudinais. Conclusão: Verificou-se o impacto positivo do programa para o processo de formação profissional, podendo ser considerado uma estratégia facilitadora de aprendizagem, preparando os graduandos para o contexto de atuação profissional, desenvolvendo habilidades procedimentais e atitudinais que podem ser utilizadas durante e após formação profissional.

Abstract: Introdução: Clinical reasoning is essential for planning, conducting and reflecting on professional practice. Extension programs facilitate this process, integrating theory and practice. This study sought to analyze the perception of occupational therapists about the importance of participating in the “Caixa de Histórias” Extension Program as a teaching strategy in professional training, identifying the procedural and attitudinal skills developed by this program. Métodos: This is a descriptive, cross-sectional research with qualitative analysis, involving graduated Occupational Therapists who went through the training and implementation process of the aforementioned Program. Resultados: 64 participants agreed to participate and answer the questionnaire that had as analysis categories the process of disseminating the program, the characterization of the program, the impact of the “Caixa de Histórias” on professional training, the skills acquired, the importance of the program for the children and their families involved, and the personal perception of the participant in relation to the program. Discussão: Extension projects are extremely important for the Occupational Therapy course, with the “Caixa de Histórias” being an important learning tool for students in the area, in addition to bringing benefits to hospitalized children and their families, integrating teaching and university extension and developing skills necessary for the graduate profile, especially procedural and attitudinal skills. Conclusão: The positive impact of the program on the professional training process was verified, and can be considered a learning facilitating tool, preparing graduates for the context of professional activity, developing procedural and attitudinal skills that can be used during and after professional training.


Keywords:  Occupational Therapy. Patient care team. Child health services. Humanization of assistance. To play.

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

Gomes, A. B. dos S., Pfeifer, L. I., & de Paiva Nogueira Fornereto, A. (2025). A importância do programa de extensão "caixa de histórias" para a hospitalização infantil e para a formação profissional de terapeutas ocupacionais: The importance of the "Caixa de Histórias" extension program for child hospitalization and for the professional training of Occupational Therapists. Revista Interinstitucional Brasileira De Terapia Ocupacional - REVISBRATO, 9(2). https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto63745

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