Participação de crianças com Transtorno do Espectro Autista em ocupações escolares na educação infantil
Participation of children with autism spectrum disorder in school occupations in early childhood education
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto66499Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Transtorno do Espectro Autista, Educação InfantilResumo
Introdução: Ocupações escolares são ocupações que compõem a rotina educacional, como o autocuidado, o brincar, a participação social e atividades pedagógicas com fins de aprendizagem formal. Crianças autistas podem apresentar dificuldades maiores que os demais estudantes, o que pode gerar limitações à aprendizagem. Este estudo objetivou compreender como as crianças com Transtorno do Espectro Autista se envolvem nas ocupações escolares na educação infantil. Métodos: Trata-se de estudo de caso múltiplo. Participaram três crianças com autismo e três educadoras que acompanhavam essas crianças nas salas de aula. Entrevista semiestruturada e roteiro de observação compuseram os instrumentos da pesquisa. A análise de conteúdo organizou os dados coletados. Resultados: Foram geradas três categorias temáticas: sobre as ocupações das crianças com autismo na educação infantil; sobre a rotina das crianças com autismo na educação infantil; sobre os ambientes frequentados pelas crianças com autismo na educação Infantil. Discussão: Compreende-se que o desenvolvimento infantil é influenciado pela participação em atividades significativas. No caso das crianças com autismo é evidente a diversidade de comportamentos e necessidades, que exigem uma abordagem pedagógica e terapêutica individualizada mesmo no ambiente escolar. Conclusão: Os resultados apontam para importantes reflexões no contexto da Terapia Ocupacional, colaborando para o avanço no conhecimento sobre esta temática, contribuindo para a implementação de práticas inclusivas e potencializando a participação de todas as crianças em ocupações escolares.
Abstract
Introduction: School occupations are occupations that make up the educational routine, such as self-care, playing, social participation and pedagogical activities for formal learning purposes. Autistic children may have greater difficulties than other students, which can cause limitations to learning. This study aimed to understand how children with Autism Spectrum Disorder get involved in school occupations in early childhood education. Methods: This is a multiple case study. Three children diagnosed with autism and three educators who accompanied these children in the classrooms participated. Semi-structured interviews and observation script were the instruments of the research. Content analysis organized the data collected. Results: Three thematic categories were generated: about the occupations of children with autism in early childhood education; about the routine of children with autism in early childhood education; about the environments frequented by children with autism in Early Childhood Education. Discussion: It is understood that child development is influenced by participation in meaningful activities. In the case of children with autism, the diversity of behaviors and needs is evident, which require an individualized pedagogical and therapeutic approach even in the school environment. Conclusion: The results point to important reflections in the context of Occupational Therapy, contributing to the advancement of knowledge on this theme, contributing to the implementation of inclusive practices and enhancing the participation of all children in school occupations.
Keywords: Occupational Therapy. Autism Spectrum Disorder. Early Childhood Education.
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