A percepção do cuidador sobre o brincar da criança com paralisia cerebral no contexto da terapia ocupacional

Authors

  • Patricia Carla de Souza Della Barba Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0002-7893-8133
  • Ana Flavia Rodrigues Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Madalena Moraes Santa'anna Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual Paulista, UNESP -- campus de Marilia.

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto4642

Keywords:

Paralisia Cerebral, criança, pais, modelo lúdico

Abstract

O objetivo do presente estudo consiste em identificar a importância do brincar de uma criança com paralisia cerebral para seu desenvolvimento, sob o ponto de vista do cuidador, tanto no cotidiano familiar quanto no contexto da Terapia Ocupacional.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e transversal. Participou da pesquisa o pai de uma criança com paralisia cerebral de 2 anos de idade. Depois de realizados os procedimentos éticos, o pai respondeu a dois instrumentos. Foi utilizada a Entrevista Inicial com os Pais (EIP), instrumento do Modelo Lúdico, proposto por Francine Ferland, e também uma entrevista elaborada para o presente trabalho, com foco no brincar da criança em seu contexto. Os resultados apontaram que o brincar é visto pelo pai como um meio de alcançar objetivos na terapia, como a aquisição de habilidades que contribuem para o desenvolvimento da criança com paralisia cerebral.  Concluiu-se que a atividade de brincar como um fim nas intervenções clínicas de Terapia Ocupacional ainda é pouco compreendido pelo cuidador.

Author Biography

Patricia Carla de Souza Della Barba, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional (Universidade Federal de São Carlos), Especialista em Psicopedagogia e no Método Neuroevolutivo Bobath. Mestre e Doutora em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. Docente Adjunto Nível IV do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. Orientadora de mestrado e doutorado. Docente do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO-UFSCar, Mestrado Acadêmico) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica (PPGGC-UFSCar, Mestrado Profissional). Pós-Doutorado em Estudos da Criança no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Intervenção em Problemas de Desenvolvimento Infantil. Atua principalmente nos seguintes temas: Intervenção Precoce, Atuação da Terapia Ocupacional na Atenção Integral à criança: vigilância do desenvolvimento e detecção de riscos nos contextos de saúde e educação; formação de profissionais de saúde; disfunções físicas e neurológicas, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Lider do Grupo de Pesquisa do CNPq FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL.

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Published

2017-02-10