O IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM OSTEOATRITE DE MÃOS
Palabras clave:
Osteoartrite, mãos, deformidades, qualidade de vida, Terapia Ocupacional.Resumen
Juliana Cassiano Amancio da Silva
Ana Karina Pessoa da Silva Cabral
Valéria Moura Moreira Leite
Saulo Emanoel de Oliveira Freitas
Danielle Carneiro Sanguinetti
Daniela Salgado Amaral
Introdução: indivíduos com Osteoartrite de mãos têm com frequência suas atividades de vida diária comprometidas. Esta limitação funcional impacta fortemente no cotidiano dos indivíduos, afetando diretamente a qualidade de vida. As alterações estéticas provocadas pela OA de mãos, também devem ser consideradas como um fator importante, nesse contexto. Objetivo: compreender o impacto da osteoartrite de mãos na qualidade de vida dos indivíduos com a doença e relacionar a qualidade de vida com as alterações estéticas. Método: estudo observacional transversal, realizado no ambulatório de Reumatologia de um hospital referência, no período de Janeiro a Junho de 2015, com uma amostra de 39 pacientes. Os instrumentos utilizados foram uma ficha de avaliação inicial e o WHOQOL-Bref. . O estudo foi aprovado pelo Comitê de ética de referência com o parecer consubstanciado CAAE de nº 34916914.30000528. Resultados: Participaram da pesquisa 39 pacientes, todas do sexo feminino, com média de idade de 59 anos. Com relação ao desfecho qualidade de vida, os participantes apresentaram comprometimento considerável em todos os domínios, principalmente no físico. Em relação às alterações estéticas, não foram encontradas associações entre as variáveis presenças de nódulos e quantidade de nódulos com a variável qualidade de vida (incluindo os 4 domínios). Conclusão: Os indivíduos com osteoartrite de mãos apresentam um significativo impacto na qualidade de vida em diferentes aspectos, no entanto, não houve relação desse impacto com as alterações estéticas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.