TECNOLOGIA ASSISTIVA EM 3D PARA PESSOAS COM DÉFICIT DE FUNÇÃO MANUAL POR DOENÇA DE PARKINSON
Palavras-chave:
Doença de Parkinson, Equipamentos de auto ajuda, Terapia Ocupacional.Resumo
Daniela Salgado Amaral
Danielle Carneiro de Menezes Sanguinetti
Juliana Cassiano Amancio da Silva
Priscila Romão Caldas
José Ângelo Peixoto da Costa
Ana Karina Pessoa da Silva Cabral
A Doença de Parkinson (DP) é uma síndrome neurodegenerativa que se caracteriza essencialmente por déficts motores, incluindo prejuízos nas habilidades manuais, o que interferem no desempenho das atividades cotidianas. Os terapeutas ocupacionais utilizam recursos de Tecnologia Assistiva (TA) para favorecer a autonomia e independência. O uso de TA impressa em 3D é um recurso inovador e possibilita a personalização com baixo custo. O objetivo desta pesquisa é descrever o processo de avaliação e desenvolvimento de produtos de TA em 3D para pessoas com déficit de função manual por Doença de Parkinson. Trata-se de um estudo observacional, descritivo, de corte transversal, do tipo relato de caso. A paciente estudada tinha 61 anos, diagnosticada há 3 anos e era auxiliar administrativa. Apresentava déficit nas habilidades manuais de leve à moderado e as atividades com maior prejuízos funcionais foram: usar colher, varrer casa, usar escova de dentes e manusear a agulha de crochê. A pontuação média de desempenho foi 6,0 e de satisfação 4,5, de acordo com a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional, para as atividades citadas. Após escaneamento do membro superior foi impressa em 3D uma adaptação universal para favorecer as atividades do uso da colher, da escova de dente e da agulha de crochê. O recurso proporcionou um melhor desempenho nas atividades e a paciente destacou satisfação com o uso do recurso e serviço utilizados. Dessa forma, A TA impressa em 3D pode ser um recurso eficaz e se faz necessário ampliar os estudos na área.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.