TRANSFERÊNCIA DE POLEGAR: FAVORECENDO A FUNCIONALIDADE

Autores

Palavras-chave:

Terapia da mão, Transferência do polegar, função manual.

Resumo

Adriane Guzman Pasculli Milani

João Carlos Nakamoto


Introdução: A terapia da mão busca a promoção da capacidade funcional e do desempenho ocupacional, proporcionando autonomia e independência. Objetivo: Favorecer a função manual de um trabalhador que teve amputação traumática de polegar. Método: O paciente iniciou reabilitação no setor de Terapia Ocupacional do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Rio Claro. Em 20 de setembro de 2016 foi submetido a microcirurgia para transferência de segundo artelho para polegar esquerdo no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Estadual de Campinas, iniciando a seguir protocolos de reabilitação. Neste caso utilizou-se o protocolo de imobilização para proteção das estruturas implantadas e devido às condições psicossociais do paciente. Foi confeccionada órtese para proteção e posicionamento do polegar. Com 4 semanas iniciou os exercícios de deslizamento e movimentações passiva e posteriormente, foi realizada movimentação ativa e exercícios para ganho de força muscular, treinos sensoriais e funcionais. Resultados: O paciente apresentou melhora funcional com o processo de transferência de dedo, em avaliação inicial apresentou escore do DASH de 90 e após reabilitação teve escore de 37. Também apresentou ganho de força muscular para preensão palmar e pinça. Após quatro meses o paciente retornou ao trabalho. Conclusão: O tratamento com ênfase na busca de funcionalidade favorece as condições de autonomia e independência, neste caso específico, a transferência de dedo foi importante para melhorar a função manual, uma vez que o polegar é um dedo essencial para realização dos diferentes tipos de preensão e em seu trabalho desenvolve tarefas que necessitam de preensões bimanuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SBTM CBRM, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Terapeuta Ocupacional formado pelo Centro Universitário São Camilo - SP. Professor Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor e Mestre em Ciências da Saúde/Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina do ABC. Especialista em Dependências, Abusos e Compulsões. Membro do Laboratório de Estudos sobre Políticas Públicas, Território e Sociedade, e do Laboratório de Memórias, Territórios e Ocupações: rastros sensíveis, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve práticas e pesquisas em Terapia Ocupacional Social e interface cultural, sob abordagens em Desenvolvimento Local Participativo, Trabalho e Emprego, Gênero e arranjos comunitários.  Delegado Suplente do Brasil, pela Associação Brasileira de Terapia Ocupacional - ABRATO na Confederação Latina Americana de Terapia Ocupacional - CLATO, e Diretor Científico da Associação de Terapia Ocupacional do estado de São Paulo - ATOESP (gestão 2012 á 2017).

Downloads

Publicado

05-09-2017

Como Citar

CBRM, S. (2017). TRANSFERÊNCIA DE POLEGAR: FAVORECENDO A FUNCIONALIDADE. Revista Interinstitucional Brasileira De Terapia Ocupacional - REVISBRATO, 15–16. Recuperado de https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/12169

Edição

Seção

Anais do XIV Congresso Brasileiro de Reabilitação da Mão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>