FORTALECIMENTO DOS MÚSCULOS DA MÃO EM PACIENTES SUBMETIDOS A NEURORRAFIA DO ULNAR COM VIDEOGAME

Autores

Palavras-chave:

Nervo ulnar, Treinamento de Resistência, Força da Mão, Força de Pinça.

Resumo

Bruno Goto Kimura

Najara Nader Zago

Luciane Aparecida Pascucci Sande de Souza

Luciane Fernanda Rodrigues Martinho Fernandes

O objetivo deste trabalho foi verificar se o fortalecimento muscular com o uso do videogame E-link promove aumento da força para os músculos da mão em pacientes com lesão de nervo ulnar. Resultados: Comparando a média das forças de preensão e pinças antes e após o fortalecimento, houve um aumento de força para todos os movimentos. Na força de preensão palmar houve em média um aumento de 50%, na pinça polpa-lateral houve na média um aumento de 24%, na pinça polpa-trípode a média foi de 8% de ganho de força e na pinça polpa-polpa a média foi de 10% de aumento na força. Discussão: A realidade virtual tem sido utilizada atualmente para modificar as terapias tradicionais com o intuito de aumentar a motivação no tratamento, como forma de entretenimento para o paciente, aumentando assim o seu desempenho na realização dos exercícios. Conclusão: Este estudo demonstrou houve ganho de força de preensão e das pinças, após o programa de fortalecimento com o uso do videogame para os músculos intrínsecos e extrínsecos da mão de pacientes após neurorrafia do nervo ulnar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SBTM CBRM, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Terapeuta Ocupacional formado pelo Centro Universitário São Camilo - SP. Professor Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor e Mestre em Ciências da Saúde/Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina do ABC. Especialista em Dependências, Abusos e Compulsões. Membro do Laboratório de Estudos sobre Políticas Públicas, Território e Sociedade, e do Laboratório de Memórias, Territórios e Ocupações: rastros sensíveis, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve práticas e pesquisas em Terapia Ocupacional Social e interface cultural, sob abordagens em Desenvolvimento Local Participativo, Trabalho e Emprego, Gênero e arranjos comunitários.  Delegado Suplente do Brasil, pela Associação Brasileira de Terapia Ocupacional - ABRATO na Confederação Latina Americana de Terapia Ocupacional - CLATO, e Diretor Científico da Associação de Terapia Ocupacional do estado de São Paulo - ATOESP (gestão 2012 á 2017).

Downloads

Publicado

05-09-2017

Como Citar

CBRM, S. (2017). FORTALECIMENTO DOS MÚSCULOS DA MÃO EM PACIENTES SUBMETIDOS A NEURORRAFIA DO ULNAR COM VIDEOGAME. Revista Interinstitucional Brasileira De Terapia Ocupacional - REVISBRATO, 25. Recuperado de https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/12174

Edição

Seção

Anais do XIV Congresso Brasileiro de Reabilitação da Mão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>