Intervenção precoce no Brasil e a prática dos terapeutas ocupacionais/Early intervention in Brazil and the practice of occupational therapists
DOI :
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto14809Mots-clés :
Intervenção Precoce, Prática, Terapia Ocupacional.Résumé
O presente texto expõe uma breve problematização sobre a temática da Intervenção Precoce (IP) em sua conjuntura atual, tanto no cenário nacional quanto internacional, e a atuação de terapeutas ocupacionais nesse contexto. Aborda, inicialmente, a questão da terminologia utilizada em documentos (estimulação precoce ou Intervenção Precoce?) e sua repercussão para as políticas; apresenta alguns destaques das diretrizes mais debatidas, por ocasião do Congresso Internacional de Intervenção Precoce, realizado em junho de 2016, na Suécia, em contraponto com o cenário encontrado no Brasil, e, finalmente, aborda como a prática da Terapia Ocupacional tem ocorrido no panorama da IP no Brasil.
Abstract
The present text brings a brief problematization on the theme of Early Intervention (EI) in its current conjuncture, both in the national and international scenario and the work of occupational therapists in this context. Initially address the issue of terminology used in documents (early stimulation or early intervention?) and its repercussion for policies; it presents some highlights of the most debated guidelines at the International Congress of Early Intervention, held in June 2016 in Sweden, in counterpoint to the scenario found in Brazil and finally addresses how the practice of Occupational Therapy has occurred in current overview of EI in Brazil.
Keywords: Early Intervention; Practice; Occupational therapy
Références
Guralnick MJ. Family influences on early development: Integrating the science of normative development, risk and disability, and intervention. In: McCartney, K., Phillips, D. (editors). Blackwell handbook of early childhood Development. Oxford: Blackwell Publishers; 2006: 44-61.
Serrano AM. Redes Sociais de Apoio e a sua Relevância para a Intervenção Precoce. Porto. Porto Editora; 2007.
Brasil Ministério da Justiça – Secretaria dos Direitos da Cidadania – Estimulação Precoce: Serviços, Programas e Currículos. 3 ed. Brasília; 1996.
Brasil Ministério da Saúde. Diretrizes de estimulação precoce: Crianças de zero a 3 anos com Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor Decorrente de Microcefalia. Brasília; 2016.
Marini BPR; Lourenço MC; Della Barba PCS. Revisão sistemática integrativa da literatura sobre modelos e práticas de Intervenção Precoce no Brasil. Revista Paulista de Pediatria [online]. 2017; 35(4): 456-463.
Marini BPR; Lourenço M; Della Barba; PCS. A perspetiva brasileira das ações de Intervenção Precoce na Infância. In: Fuertes, M, Nunes, C, Lino, D, Almeida, T (org.) Teoria, prática e investigação em Intervenção Precoce. Lisboa. Cied. 2018: 27-49.
Brasil. Lei 13.257, de 8 de março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), o Decreto-Lei no 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal), a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, a Lei no11.770, de 9 de setembro de 2008, e a Lei no 12.662, de 5 de junho de 2012; 2016b. disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13257.htm
Dunst C J; Espe-Sherwindt M. Family-Centered Practices in Early Childhood Intervention. In Handbook of early childhood special education. Springer International Publishing. 2016; 37-55.
Nucci L V; Nunes AC; Marini BR; Folha DC; Ramos MM; Della Barba; PCS. A produção de conhecimento em terapia ocupacional na perspectiva da atenção integral à criança. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional. Rio de Janeiro. 2017; 1 (5): 693-703.
Serrano A M. Projecto-Piloto de Investigação-Acção em Intervenção Precoce na Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação. Revista Diversidades. 2010; julho-setembro; 29: 4 – 27.
Marini BPR. As práticas de Intervenção Precoce no estado de São Paulo. [Dissertação]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos; 2017.
Nunes AC; Folha DC; Marini BR; Della Barba; PCS. A promoção do desempenho ocupacional de crianças em contextos naturais. Capitulo de livro; 2018. No prelo
Nunes AF; Figueiredo MO; Della Barba PCS; Emmel MLG. Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. 2013; 21 (2):275-287.
Muhlenhaupt M; Pizur-Barnekow K; Schefkind S.; Chandler B; Harvison N. Occupational Therapy Contributions in Early Intervention: Implications for Personnel Preparation and Interprofessional Practice. Infants and Young Children. 2015; 28 (2): 123-132.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.