Arte, corpo e terapia ocupacional: experimentações inventivas / Art, body and occupational therapy: inventive experiments
DOI :
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto8448Mots-clés :
Arte, Corpo, Formação, Grupo, Terapia Ocupacional.Résumé
A imagem da capa refere-se a uma experiência realizada em um curso no Congresso Brasileiro e Latino Americano de Terapia Ocupacional em 2013 que buscou oferecer aos participantes ferramentas relacionadas às abordagens corporais e às artes plásticas e visuais para a construção de estratégias de intervenção e cuidado com diferentes populações em terapia ocupacional. As propostas sensibilizaram para os estados de presença dos corpos, buscando uma maior agregação das partes e uma conexão mais potente com o presente e com os ambientes. A experiência promoveu um espaço de criação e interação grupal e expressou a singularidade dos processos de cada participante em meio a produção coletiva.
Abstract
The cover image refers to an experiment conducted in a course at the Brazilian and Latin American Congress of Occupational Therapy in 2013 that sought to provide participants with tools related to body approaches and visual arts for the construction of intervention and care strategies with different populations in occupational therapy. The proposals sensitized the states of presence of the bodies, seeking a greater aggregation of the parts and a more powerful connection with the present and with the environments. The experience promoted a space of creation and group interaction and expressed the uniqueness of the processes of each participant in the midst of collective production.
Key words: Art; Body; Education; Group; Occupational Therapy.
Références
Liberman F. Delicadas coreografias: instantâneos de uma terapia ocupacional. São Paulo. Summus Editorial; 2008.
Keleman S. Anatomia Emocional. São Paulo: Summus Editorial; 1992.
Favre R. Trabalhando pela biodiversidade subjetiva. Cadernos de Subjetividade. São Paulo. 2010; 12(1): 108-123.
Pedrosa M. Significação de Lygia Clark. In: CLARK, L. Lygia Clark. Textos de Lygia Clark, Ferreira Gullar e Mário Pedrosa. Rio de Janeiro: Funarte, 1980, p. 15-21.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.