Chamada para v. 20, n. 2, 2024

2024-02-15

Revista Linguí∫tica (Qualis CAPES A1) convida pesquisadores a submeterem, até 20 de maio de 2024, artigos para o seu v. 20, n. 2.

Tema: O Português Brasileiro na produção científica do Brasil e da Itália

Organização: Karen Sampaio Braga Alonso (UFRJ) e Roberto Mulinacci (University of Bologna)

Prazo para submissão:  20/05/2024 

Publicação prevista para agosto 2024.

Considerando tanto os vínculos linguísticos e de convivência histórica entre Brasil e Itália quanto a riqueza das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas em instituições de pesquisa e ensino brasileiras e italianas, este número da  Revista Linguí∫tica busca promover o diálogo acadêmico e a colaboração internacional entre estudiosos que investigam o português brasileiro e que atuam na Itália ou no Brasil. Tendo isso em vista, o presente número reunirá artigos, resenhas e entrevistas que valorizem a produção científica em torno do português brasileiro, de forma contrastiva ou não com o italiano. Nesse sentido, buscam-se trabalhos enquadrados sob os mais diferentes vieses teórico-metodológicos, incluindo abordagens interdisciplinares. Para tanto, aceitam-se textos que versem sobre os seguintes tópicos: (I) descrição gramatical do português brasileiro, em perspectiva sincrônica ou diacrônica, em contraste ou não com o italiano; (ii) aquisição do português brasileiro em situação ou não de contato com o italiano; (iii) ensino do português brasileiro como língua materna; (iv) ensino do português brasileiro como língua adicional na Itália e/ou do italiano, como língua adicional no Brasil; e (v) estudos de tradução do português brasileiro para o italiano e/ou do italiano para o português brasileiro.

Observação: Pesquisadores e Professores que estudam o português brasileiro e que não atuam em instituições de ensino ou pesquisa no Brasil ou na Itália poderão ter seus textos aceitos neste volume daRevista LinguíStica, em seção especial.