Interferência de verbos de concordância da Libras (l1) no uso de preposições na interlíngua de surdos aprendizes de português L2 (escrito)

Autores

  • Aline Mesquita Ministério da Educação
  • Heloisa Salles Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16n1a31620

Palavras-chave:

Libras, dativo, aquisição de L2, preposições, verbos de concordância.

Resumo

O estudo investiga a aquisição de português (escrito) como segunda língua (L2) por surdos falantes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua, enfocando o uso da preposição ‘para’ introdutora do complemento dativo no Português Brasileiro (PB). Tomando por referência a hipótese do Acesso Parcial à Gramática Universal, segundo a qual existe interferência da L1 na aquisição de L2, e a hipótese de que o movimento direcional (DIR) em verbos de concordância na Libras e a preposição  ‘para’ no PB são projeções de um núcleo relacional Q/P(⊂), que denota posse/ inclusão, verificamos, por meio de estudo experimental, que a presença do morfema DIR, no verbo de concordância da Libras, favorece a ocorrência da preposição ‘para’ na interlíngua com o verbo correspondente no PB. A interferência é positiva nos casos de coincidência na marcação paramétrica entre as duas línguas, já que o verbo em português seleciona a preposição ‘para’ e seu correspondente em  Libras manifesta DIR. No entanto, a interferência é negativa nos casos em que a preposição ‘para’ ocorre com verbos que não selecionam a preposição dativa no PB, e o verbo correspondente na Libras manifesta DIR.

Biografia do Autor

Aline Mesquita, Ministério da Educação

Doutora em linguística pela Universidade de Brasília (UnB) Possui mestrado em Linguística (2008) e graduação em Letras Português (2004). Atuando principalmente no seguinte tema: libras, preposição, português L2, teoria da gramática. É Analista Técnica de Políticas Sociais do Ministério da Educação, da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos.

Heloisa Salles, Universidade de Brasília

Possui graduação em Letras pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (1991) e doutorado em Linguística pela University of Wales (1997). É professora associada da Universidade de Brasília. Atua na área de Linguística, na abordagem da Teoria Gerativa, investigando, principalmente, os seguintes temas: sintaxe de complementação e sintaxe de preposições, com ênfase em línguas românicas, germânicas, língua brasileira de sinais, aquisição de português L2, educação linguística.

Downloads

Publicado

2020-04-30