Estudo sociofonético do português falado na Amazônia: uma comparação interdialetal entre Belém e Macapá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16n1a31635

Palavras-chave:

Análise prosódica. Sociofonética. Português Brasileiro. Projeto AMPER.

Resumo

Este artigo apresenta uma comparação interdialetal entre as variedades de Belém (PA) (BRITO, 2014) e Macapá (AP) Lemos (em andamento), com o objetivo de investigar a variação geoprosódica do português falado na Amazônia Oriental. Foram analisados vocábulos oxítonos presentes em sentenças declarativas neutras e interrogativas totais, com o intuito de observar a variação entoacional da frequência fundamental (F0) em posição nuclear dos enunciados. A análise tem como base a Sociofonética (THOMAS, 2011), uma vez que compreende uma análise acústica da fala dentro do contexto social dos informantes. Trata-se de uma pesquisa do projeto AMPER-Amazônia, vinculada ao AMPER-POR. O corpus analisado totalizou 432 dados (3 sentenças x 2 modalidades x 2 variedades x 3 repetições x 12 informantes). O tratamento dos dados abarcou seis etapas: codificação das repetições; isolamento, segmentação automática no PRAAT; aplicação do script no PRAAT; seleção das três melhores repetições e aplicação da interface MatLab. Os resultados deste inédito e relevante estudo revelaram características prosódicas nos falares de belenenses e macapaenses ao apontarem contornos prosódicos similares da F0, na sílaba tônica final nas duas modalidades analisadas, porém evidenciaram-se traços prosódicos mais regulares nas interrogativas totais.

Biografia do Autor

Rosinele Lemos e Lemos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Letras pela Universidade da Amazônia (2004) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade da Amazônia (1991). Realizou o curso de especialização em Linguagem, Texto e Ensino na UNIMEP - Piracicaba(SP) em 2004. Possui especialização em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará - UFPA em 2008. Concluiu o curso de Mestrado em Linguística na Universidade Federal do Pará - UFPA em 2015. Em agosto de 2016, iniciou o Curso de Doutorado em Linguística, na Universidade Federal do Pará - UFPA

Camila Roberta dos Santos Brito, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPA na área de Linguística. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2014). Fez parte do projeto de pesquisa O sistema vocálico do Português falado em Belém (PA) 2010, no qual atuou como voluntária. Participou do projeto Programa Mais Educação no ano de 2010, na Escola Estadual São João Batista, como monitora da oficina de Letramento . No período de 2010 a Julho de 2011 também atuou como voluntária do projeto de pesquisa AMPER-Norte, do qual foi bolsista PIBIC/CNPq no período de Agosto de 2011 a Julho de 2014. Trabalhou, novamente, como monitora de letramento no projeto Mais Educação na Escola Municipal Monsenhor José Maria Azevedo, localizado na Ilha de Caratateua, no período de agosto a dezembro de 2017. No ano de 2018 iniciou como bolsista de Pós-graduação pelo projeto Vozes da Amazônia da UFPA, entre abril a setembro deste ano, financiado pela PAPESPA. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em análise acústica, variação dialetal, contato interdialetal, aspectos prosódicos. 

Downloads

Publicado

2020-04-30