Posicionamento e constituição de sentidos na escrita infantil à luz da teoria da avaliatividade
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2015.v11n2a4501Resumo
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em uma escola pública cujo interesse foi investigar o estatuto dos saberes linguísticos envolvidos no processo de posicionamento e constituição de sentidos na escrita infantil. Considerando-se que escrever envolve processos de engajamento interpessoal, fundamentamo-nos em Martin & White (2005), Koch (2008), Halliday (1994), Cabral (2007), Vian Jr (2009), à luz da Teoria da Avaliatividade, e buscamos evidências para o fato de que, quando escrevem, os aprendizes posicionam-se, fazem julgamentos e são capazes de avaliar a partir da atribuição de valores a coisas, pessoas ou relações.Downloads
Publicado
2015-12-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)