Restrições semânticas de animacidade do objeto nulo do Português brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n3a50198

Palavras-chave:

objeto nulo, restrições de animacidade, português brasileiro.

Resumo

Com este trabalho, objetivamos fazer algumas reflexões sobre o objeto nulo do português brasileiro e suas restrições semânticas de animacidade. Muitos trabalhos sincrônicos e diacrônicos, formalistas e variacionistas (GALVES, 1984; DUARTE, 1989; CYRINO, 1994, SOLEDADE, 2011; PEIXOTO, 2021) atestam que o português brasileiro (PB) é uma língua que permite objeto nulo praticamente sem restrições. Isso significa que ele pode ocorrer em diversas estruturas sintáticas – coordenação e subordinação (relativas, adverbiais) – e com diversos tipos de antecedente/referente: [+/− animado, +/− específico], sendo preferencialmente [− animado]. Entretanto, um tipo de configuração enfraquece a possibilidade de objeto nulo no PB, apesar de ainda ser possível: quando seu antecedente é [+ animado, + específico]. Vários autores gerativistas propuseram interpretações para o fato, relacionando-o a diferentes naturezas da categoria vazia. Neste artigo, baseados em um corpus de cartas pessoais privadas escritas por brasileiros nascidos durante o século XX, a partir dos resultados de Peixoto (2021), trazemos algumas dessas discussões e resultados de análises quantitativas de dados acerca do objeto nulo no PB e de suas relações com a animacidade do seu referente, evidenciando que a restrição do objeto nulo não é de natureza estritamente sintática, mas semântica, o que Galves (2001) chama de restrição de logoforicidade.

Biografia do Autor

Gabriel Guimarães Peixoto da Silva, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Atualmente cursando o Mestrado em Letras Vernáculas - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Bacharelado e licenciatura em Letras (Português/Francês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atuou como Monitor de Produção Textual na graduação em Letras na mesma universidade e como Monitor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação no Colégio e Curso pH. Concluiu suas pesquisas como bolsista CNPq de Iniciação Científica, desenvolvendo um estudo sobre oralidade em línguas crioulas de países da América Central que têm o francês como língua oficial, sob a Orientação do prof Dr. Geraldo Ramos Pontes Junior. Tem experiência/interesse nos seguintes temas: Linguística, Língua Portuguesa, Morfossintaxe, Sintaxe e Ensino de Português como língua materna.

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Publicado

2021-11-03