Sentenças relativas restritivas e apositivas em Língua de Sinais Brasileira: uma análise gerativa
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2022.v18n1a51318Palavras-chave:
construções relativas, correferência, língua de sinais brasileira, sintaxe, teoria gerativa.Resumo
Este estudo investiga a estrutura formal das sentenças relativas restritivas e apositivas na Língua de Sinais Brasileira (LSB), sob uma perspectiva gerativa. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa dos dados, compostos por sentenças produzidas por surdos utentes da Libras como principal meio de comunicação. Por meio da observação de conjuntos de duas imagens sobre um mesmo referente, as participantes produziram os dados analisados, gravados em vídeo, transcritos por meio do Sistema de Escrita em Línguas de Sinais (SEL), glosados e traduzidos para o português. A análise indicou que existem sentenças relativas restritivas e apositivas em LSB, as quais apresentam a mesma estrutura sintática, mas com propriedades distintas quanto ao traço suprassegmental que marca a distinção entre restritivas e apositivas e que, possivelmente, tem relação com a propriedade das primeiras de restringir o referente, o que pode ser interpretado como um tipo de foco, em oposição à marcação de pausa inicial e final nas relativas apositivas. Considera-se que essas diferenças são a expressão da relação de (in)definitude entre o Dº e o CP, interpretadas em Forma Lógica – uma hipótese a ser confirmada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)