Restrictive and apositive relative clauses in Brazilian Sign Language: a generative analysis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2022.v18n1a51318

Keywords:

relative constructions, correference, Brazilian sign language, Syntax, generative theory

Abstract

This study investigates the formal structure of restrictive and apositive relative sentences clauses in Brazilian Sign Language (LSB), under a generative perspective. In order to achieve the goals, it was developed a qualitative research of the data, composed of sentences produced by deaf users of Libras as the main means of communication. Through the observation of sets of two images on the same referent, the participants produced the analyzed corpus, recorded on video and transcribed with the Writing in Sign Languages System (SEL), and also glossed and translated into Portuguese. The analysis showed that there are restrictive and apositive relative structures clauses in LSB, and that these constructions have the same syntactic structure, but show distinct properties with regard to the suprasegmental feature that marks the distinction between restrictive and apositive clauses. By hypothesis, and that feature is, possibly, is related to the property of the restrictive clauses to constrain the referent, phenomenon that can be interpreted as a kind of focus, as opposed to the initial and final pause marking in the apositive clauses. We considered that these differences are the expression of the (in)definite relationship between the D0 and the CP, interpreted in Logical Form – a hypothesis to be confirmed in future works.

Author Biographies

Lizandra Caires do Prado, Universidade de Brasília (Unb)

Pós-Doutoranda pela Universidade de Brasília (PPGL/UnB), com o estudo da categoria dos Determinantes (D/DP) na Língua de Sinais Indígena dos Suruí Paiter, vinculada à linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística de Línguas Indígenas. Doutora em Linguística pela mesma universidade, desenvolvendo uma pesquisa sobre a correferencialidade em sentenças relativas restritivas e apositivas na Língua de Sinais Brasileira. Possui mestrado em Linguística, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, com uma análise acerca da estrutura formal dos elementos que compõem a categoria dos determinantes (DP) nessa língua, e graduação em Letras Vernáculas, pela mesma universidade. Além disso, possui Pós-Graduação lato sensu em Libras e Educação de Surdos, pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, e graduação em Pedagogia, pelo Instituto Educacional Superior Brasileiro - IDESB. Atuou como professora substituta na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no curso de Letras/Libras (2021-2022), na Universidade de Brasília (UnB), no curso de Letras (2018), e nesta mesma universidade como professora voluntária nos cursos de Letras e Letras/Libras (2016). Atuou também como docente no Centro Universitário Faculdade de Ciências e Tecnologia (UniFTC), no campus de Vitória da Conquista/BA (2020). Possui experiência em Letras/Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem e Sintaxe de Línguas Naturais, sobretudo nos aspectos gramaticais da LSB e da LSI.

Rozana Reigota Naves, Universidade de Brasília (unB)

Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Possui Graduação em Letras pela Universidade Católica de Brasília. Professora do Magistério Superior desde 1997, integra, desde 2006, o quadro docente da UnB, vinculada ao Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP), atualmente encontrando-se como Professora Associada 4. Credenciada como orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), sua produção científica está relacionada aos seguintes temas: interface entre sintaxe e semântica lexical, constituição do português brasileiro no Centro-Oeste, aquisição de 1ª e 2ª línguas, educação linguística e descrição da língua de sinais brasileira. Colabora com projetos de documentação de línguas indígenas e atua como parecerista ad hoc junto a agências de fomento, tendo sido coordenadora do Grupo de Trabalho Teoria da Gramática da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística/ANPOLL (2008-2010) e coordenadora institucional da UnB no Programa de Consolidação das Licenciaturas/CAPES (2011-2013 e 2014-2016). Ao longo da carreira, exerceu diversas funções na gestão universitária, tanto na graduação e pós-graduação como na extensão, pesquisa e inovação e na administração, com destaque para a Direção do Instituto de Letras (2017-2020) e o Decanato de Administração (2021-2022) da UnB.

Profa. Dra. Associada III,  Diretora do Instituto de Letras (2017-atual), exercendo também a função de Decana de Administração da Universidade de Brasília

Paulo Medeiros Junior, Universidade de Brasília (UnB)

Graduado em Letras (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de Brasília (UnB), 1995; Mestre em Linguística com ênfase em Sintaxe das Línguas Naturais pela Universidade de Brasília (UnB), 2005 e doutor em Linguística com ênfase em Sintaxe e Mudança Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 2014. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília, onde atua na Graduação e na Pós-Graduação, desenvolvendo os seguintes projetos de pesquisa: 1) As Propriedades do Sistema CP no Português Brasileiro: Sintaxe, Aquisição e Mudança; Frases interrogativas não-canônicas do PB: Sintaxe e variação; 3) Frases Exclamativas do Português: Sintaxe, semântica e Interfaces. Na mesma Universidade, dirige o GECS - Grupo de Estudos de Cartografia Sintática.

Published

2022-04-23