Mescla conceitual em sonhos na pandemia:

Novas perspectivas para um diálogo entre linguística e psicanálise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n1a63056

Resumo

Sonhos são um tipo de atividade mental complexo, com inegável importância evolutiva desde suas bases neurológicas, passando por seus possíveis impactos em experiências psicológicas dos sonhadores até seu valor coletivo, em certas culturas (Ribeiro, 2019). O presente trabalho apresenta a conjectura de que há fecundidade recíproca de um diálogo entre o posicionamento acerca da corporeidade basal na simbolização linguística defendida em Linguística Cognitiva e a concepção do psiquismo na teoria psicanalítica. Notadamente, a Psicanálise é um campo disciplinar que trata da subjetividade, abordando processos mentais atravessados por afetos e sobre os quais opera a agência de um ente desejante que constrói, por um saber inconsciente, sua relação com o mundo. Neste trabalho, iniciamos uma elaboração de tal conjectura através de uma análise motivada pela Teoria da Mesclagem Conceitual (Fauconnier, 1994; Fauconnier, 1997; Fauconnier; Turner, 2004) de narrativas oníricas que guardam um caráter singular. Trata-se de narrativas de sonhos de brasileiros coletadas durante o ano de 2020, ou seja, durante o auge pré-vacinação da pandemia de Covid-19, no contexto de um projeto interinstitucional que envolveu três importantes universidades públicas brasileiras (Dunker et al., 2021). As análises apresentadas suportam a ideia de que a Teoria da Mesclagem Conceitual é capaz de dialogar com os conceitos freudianos de condensação e deslocamento, os quais correspondem, respectivamente, à metáfora e à metonímia, prevalentemente.

 

PALAVRAS-CHAVE: Mesclagem, Sonhos, Pandemia, Linguagem e psicanálise.

Biografia do Autor

Flávia Alvarenga de Oliveira, Secretaria de Educação de Contagem (SEDUC/Contagem) e Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG)

Possui graduação em Letras - Português e Alemão pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), Letras - Português Inglês pela Universidade de Franca (2021), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019) e doutorado em Linguística pela mesma universidade (2023). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: controle inibitório, processamento da linguagem por humanos, blending conceitual, linguagem figurada e representação semântica.

Mara Passos Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Adjunta de Língua Inglesa na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado (2018) e mestrado (2016) em Estudos Linguísticos com ênfase na Psicolinguística do Bilinguismo pela mesma instituição. É pesquisadora no Laboratório de Psicolinguística (UFMG), e seus projetos de pesquisa na Psicolinguística Experimental têm foco nos seguintes temas: aprendizado distribucional na aquisição e no processamento da L2 por bilíngues tardios; proficiência em L2 e compartilhamento representacional bilíngue; efeitos de priming e surprisal translinguísticos; construção passiva no PB; bilinguismo e cognição numérica.

Gilson de Paulo Moreira Iannini, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Gilson Iannini trabalha com filosofia e psicanálise. Atualmente é professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde leciona teoria psicanalítica. Foi professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde lecionou por quase duas décadas (1999 até 2017). É doutor em filosofia pela USP (2009) e mestre em filosofia pela UFMG (1998). Ambos os trabalhos se inserem na interface entre filosofia e psicanálise e foram financiados pela CAPES. Entre 2014-2015, desenvolveu pesquisa de pós-doutorado, sobre as relações entre ciência e literatura em Freud, com bolsa do CNPq. Obteve, em 2005, na Université Paris VIII, o título de "Master en Psychanalyse: concepts et clinique" (antigo "DEA du Champ Freudien"), além de participar da sessão clínica da École de la Cause Freudienne. Iniciou sua prática clínica assim que graduou-se, tendo interrompido depois de tomar posse na Universidade. Graduou-se em psicologia pela UFMG (1994), onde foi monitor de psicopatologia (IRS) e bolsista de Iniciação científica (CNPq). Integrou o núcleo de pesquisas em psicose do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais. Em Ouro Preto, coordenou o projeto de criação e implementação do Curso de Mestrado em Estética e Filosofia da Arte da UFOP. Publicou livros, artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos, além de diversas traduções de artigos e de livro. Atuou como conferencista convidado ou palestrante nas principais Universidades brasileiras (USP, UFMG, Unicamp, UFRJ, UFF, UFRN, UFPA, PUCPR, entre outras) e também no exterior (França, Itália, Chile, Holanda). É membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. Como editor, publicou mais de cinquenta livros e editou revistas. Foi criador e editor-chefe da revista ARTEFILOSOFIA (Qualis B1), tendo publicado os nove primeiros números. Coordena a Coleção Filô (Ed. Autêntica) e foi membro do Conselho editorial da Editora da UFOP (2011-12). É editor e idealizador da Coleção "Obras Incompletas de Sigmund Freud", primeira edição temática traduzida diretamente do alemão publicada no Brasil. Atualmente, é editor-associado da Coleção FIGURES OF THE UNCONSCIOUS da Leuven University Press (LUP). Atua como consultor/revisor de diversos periódicos, em filosofia e em psicanálise. Orientou ou orienta trabalhos de iniciação científica, de especialização, de mestrado e de doutorado em filosofia e em psicanálise. Supervisiona trabalhos de pos-doc. Organizou eventos e coordenou projetos de pesquisa com apoio do CNPq, da CAPES e da FAPEMIG. Coordenou, entre 2009 e 2011, o programa de mestrado em Estética e filosofia da arte da UFOP. É membro do GT de Filosofia e Psicanálise da ANPOF e da International Society of Psychoanalysis and Philosophy/Société Internationale de Psychanalyse et Philosophie. Fez parte da Comissão de avaliação trienal da CAPES na área de filosofia em 2013-2014. É membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.

Ricardo Augusto de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), assim como mestrado em Estudos Linguísticos (2000) e doutorado em Linguística Aplicada (2003), ambos pela Faculdade de Letras da mesma universidade. No primeiro semestre de 2020, realizou estágio pós-doutoral no Spanish and Portuguese Program do Department of Languages, Literature and Culture da University of Massachusetts - Amherst, nos EUA. Em 2011, realizou estágio pós-doutoral no Department of Linguistics and Communication Disorders do Queens College of the City University of New York, também nos EUA. É Professor Titular de Língua Inglesa da Universidade Federal de Minas Gerais e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da mesma instituição. Atua como pesquisador na área de Psicolinguística Experimental (processamento da linguagem por humanos), com foco principal na psicolinguística do bilinguismo. Atualmente, seu ensino de graduação é centrado na descrição e análise linguística da fonologia, da morfologia e da morfossintaxe do inglês, e também no estudo psicolinguístico do bilinguismo e da aprendizagem de segunda língua. Sua atuação em pesquisa tem foco na modulação de tipos de tarefa no acesso léxico-gramatical na compreensão e na produção linguística e suas interações com diferenças individuais de falantes bilíngues e monolíngues, e também na história e na constituição epistemológica dos estudos psicolinguísticos no Brasil. Na Faculdade de Letras da UFMG, é pesquisador vinculado aos núcleos de pesquisa CogPRoA (Cognição, Processamento e Aquisição da Linguagem) e NEPPLEB (Núcleo de Estudos em Plurilinguismo, Políticas Linguísticas e Educação Bilíngue). Além da docência e da pesquisa, pratica a Psicanálise, sendo membro do Fórum do Campo Lacaniano de Belo Horizonte.

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Publicado

2024-04-21