Conceptual blending in pandemic dreams:

New perspectives for a dialogue between linguistics and psychoanalysis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n1a63056

Abstract

Dreams are a complex type of mental activity, with undeniable evolutionary importance from their neurological bases, and with possible impacts on dreamers’ psychological experiences to their collective value, in certain cultures (Ribeiro, 2019). This study develops the conjecture that a dialogue between the position regarding basal corporeality in linguistic symbolization defended in Cognitive Linguistics and the conception of the psyche in psychoanalytic theory may be reciprocally fruitful. Notably, Psychoanalysis is a disciplinary field that deals with subjectivity, addressing mental processes influenced by affects and in which the agency of a desiring being operates and builds, through unconscious knowledge, their relationship with the world. In the study, we begin to elaborate such a conjecture by way of an analysis of dream narratives that have a unique character, motivated by the Theory of Conceptual Blending (Fauconnier, 1994; Fauconnier, 1997; Fauconnier; Turner, 2004). These are narratives of Brazilian dreams collected during 2020, that is, during the pre-vaccination peak of the Covid-19 pandemic, in the context of an interinstitutional project that involved three important Brazilian public universities (Dunker et al., 2021). The analysis presented supports the idea that the Theory of Conceptual Blending is capable of dialoguing with the Freudian concepts of condensation and displacement, which predominantly correspond, respectively, to metaphor and metonymy.

 

KEYWORDS: Blend, Dreams, Pandemic, Language and psychoanalysis.

Author Biographies

Flávia Alvarenga de Oliveira, Secretaria de Educação de Contagem (SEDUC/Contagem) e Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG)

Possui graduação em Letras - Português e Alemão pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), Letras - Português Inglês pela Universidade de Franca (2021), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019) e doutorado em Linguística pela mesma universidade (2023). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: controle inibitório, processamento da linguagem por humanos, blending conceitual, linguagem figurada e representação semântica.

Mara Passos Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Adjunta de Língua Inglesa na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado (2018) e mestrado (2016) em Estudos Linguísticos com ênfase na Psicolinguística do Bilinguismo pela mesma instituição. É pesquisadora no Laboratório de Psicolinguística (UFMG), e seus projetos de pesquisa na Psicolinguística Experimental têm foco nos seguintes temas: aprendizado distribucional na aquisição e no processamento da L2 por bilíngues tardios; proficiência em L2 e compartilhamento representacional bilíngue; efeitos de priming e surprisal translinguísticos; construção passiva no PB; bilinguismo e cognição numérica.

Gilson de Paulo Moreira Iannini, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Gilson Iannini trabalha com filosofia e psicanálise. Atualmente é professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde leciona teoria psicanalítica. Foi professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde lecionou por quase duas décadas (1999 até 2017). É doutor em filosofia pela USP (2009) e mestre em filosofia pela UFMG (1998). Ambos os trabalhos se inserem na interface entre filosofia e psicanálise e foram financiados pela CAPES. Entre 2014-2015, desenvolveu pesquisa de pós-doutorado, sobre as relações entre ciência e literatura em Freud, com bolsa do CNPq. Obteve, em 2005, na Université Paris VIII, o título de "Master en Psychanalyse: concepts et clinique" (antigo "DEA du Champ Freudien"), além de participar da sessão clínica da École de la Cause Freudienne. Iniciou sua prática clínica assim que graduou-se, tendo interrompido depois de tomar posse na Universidade. Graduou-se em psicologia pela UFMG (1994), onde foi monitor de psicopatologia (IRS) e bolsista de Iniciação científica (CNPq). Integrou o núcleo de pesquisas em psicose do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais. Em Ouro Preto, coordenou o projeto de criação e implementação do Curso de Mestrado em Estética e Filosofia da Arte da UFOP. Publicou livros, artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos, além de diversas traduções de artigos e de livro. Atuou como conferencista convidado ou palestrante nas principais Universidades brasileiras (USP, UFMG, Unicamp, UFRJ, UFF, UFRN, UFPA, PUCPR, entre outras) e também no exterior (França, Itália, Chile, Holanda). É membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. Como editor, publicou mais de cinquenta livros e editou revistas. Foi criador e editor-chefe da revista ARTEFILOSOFIA (Qualis B1), tendo publicado os nove primeiros números. Coordena a Coleção Filô (Ed. Autêntica) e foi membro do Conselho editorial da Editora da UFOP (2011-12). É editor e idealizador da Coleção "Obras Incompletas de Sigmund Freud", primeira edição temática traduzida diretamente do alemão publicada no Brasil. Atualmente, é editor-associado da Coleção FIGURES OF THE UNCONSCIOUS da Leuven University Press (LUP). Atua como consultor/revisor de diversos periódicos, em filosofia e em psicanálise. Orientou ou orienta trabalhos de iniciação científica, de especialização, de mestrado e de doutorado em filosofia e em psicanálise. Supervisiona trabalhos de pos-doc. Organizou eventos e coordenou projetos de pesquisa com apoio do CNPq, da CAPES e da FAPEMIG. Coordenou, entre 2009 e 2011, o programa de mestrado em Estética e filosofia da arte da UFOP. É membro do GT de Filosofia e Psicanálise da ANPOF e da International Society of Psychoanalysis and Philosophy/Société Internationale de Psychanalyse et Philosophie. Fez parte da Comissão de avaliação trienal da CAPES na área de filosofia em 2013-2014. É membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.

Ricardo Augusto de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), assim como mestrado em Estudos Linguísticos (2000) e doutorado em Linguística Aplicada (2003), ambos pela Faculdade de Letras da mesma universidade. No primeiro semestre de 2020, realizou estágio pós-doutoral no Spanish and Portuguese Program do Department of Languages, Literature and Culture da University of Massachusetts - Amherst, nos EUA. Em 2011, realizou estágio pós-doutoral no Department of Linguistics and Communication Disorders do Queens College of the City University of New York, também nos EUA. É Professor Titular de Língua Inglesa da Universidade Federal de Minas Gerais e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da mesma instituição. Atua como pesquisador na área de Psicolinguística Experimental (processamento da linguagem por humanos), com foco principal na psicolinguística do bilinguismo. Atualmente, seu ensino de graduação é centrado na descrição e análise linguística da fonologia, da morfologia e da morfossintaxe do inglês, e também no estudo psicolinguístico do bilinguismo e da aprendizagem de segunda língua. Sua atuação em pesquisa tem foco na modulação de tipos de tarefa no acesso léxico-gramatical na compreensão e na produção linguística e suas interações com diferenças individuais de falantes bilíngues e monolíngues, e também na história e na constituição epistemológica dos estudos psicolinguísticos no Brasil. Na Faculdade de Letras da UFMG, é pesquisador vinculado aos núcleos de pesquisa CogPRoA (Cognição, Processamento e Aquisição da Linguagem) e NEPPLEB (Núcleo de Estudos em Plurilinguismo, Políticas Linguísticas e Educação Bilíngue). Além da docência e da pesquisa, pratica a Psicanálise, sendo membro do Fórum do Campo Lacaniano de Belo Horizonte.

Published

2024-04-21