A gramática de construções visuo-corporificadas aplicada aos estudos metalinguísticos de poemas sinalizados
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n2a67456Resumo
A literatura surda tem revelado cada vez mais a arte da poema sinalizado. Vários poetas surdos e ouvintes têm construído textos sinalizados aliando a liberdade criativa às técnicas da estrutura linguística estética que caracterizam o cenário poético sinalizado. Diante deste cenário, mais pesquisas sustentam a relevância de registros que caracterizem os elementos estéticos destes textos. Sendo assim, emergiu destas reflexões a seguinte questão-problema: de que forma as teorias da Linguística Cognitiva podem contribuir para os estudos estéticos e corporificados da poema sinalizado? Para responder a esta questão, foi definido como objetivo geral identificar elementos estéticos em poemas sinalizados que dialoguem com as teorias dos elementos estéticos sinalizados, bem como com a Gramática de Construções Visuo-Corporificadas (GCVC). A Linguística Cognitiva encontrou em um de seus modelos cognitivos, a Gramática de Construções Visuo-Corporificadas, relações de significado corporificado com alguns dos elementos da linguagem estética sinalizada, a saber: repetição, ritmo e rima. A pesquisa é de natureza qualitativa, em que a metodologia de análise se dá de forma qualitativa e descritiva, tomando como corpus de análise dois textos clássicos da Língua Portuguesa interpretados em músicas e transformados em textos poéticos sinalizados, a saber; “A dona aranha” (abordando uma linguagem infantil) e “Canção da América” (abordando uma linguagem metafórica), ambos disponíveis no canal “Educação e Acessibilidade”, no YouTube. Os textos sinalizados foram transcritos em glosas e analisados à luz da teoria da Gramática de Construções de Bergen e Chang (2005 e 2013) e da Gramática de Construções Visuo-Corporificadas de Ribeiro (2016), além dos estudos da Literatura Surda de Sutton-Spence (2021). A análise revelou a presença de elementos linguísticos motivados pela experiência corporificada do poeta, identificados na GCVC, dialogando com elementos estéticos como: irregularidade e regularidade notáveis, efeitos de repetição, ritmo articulado e contínuo, ritmo de tempo, repetição de tempo, entre outros. A pesquisa pode contribuir para ampliar os estudos da literatura surda com foco na produção e análise estética de textos sinalizados, valorizando a arte surda em poemas, motivada pela experiência corporificada do poeta.
Palavras-chave: Poema sinalizada e corporeidade. Experiência corporificada no poema em Libras. Poema em língua de sinais.
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