Construções com x-inho/a: uma análise no âmbito da linguística funcional centrada no uso

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DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n2a67924

Resumo

Este artigo tem como finalidade a descrição do pareamento forma-função das microconstruções representadas por {[XN/ADJ/ADV]-inho/a}, em que X pode ser substituído por um nome, um adjetivo ou um advérbio, tal como salinha, bonitinho, pouquinho etc. Assume-se, para tanto, o aporte teórico da Linguística Funcional Centrada no Uso (Furtado da Cunha et al., 2013; Traugott; Trousdale, 2013; Rosário; Oliveira, 2016; Bispo; Silva, 2016), que tem como pressupostos básicos a renovação da língua pelo uso, o estudo da gramática e do discurso simultaneamente e a correlação entre formas e funções linguísticas. Adota-se como procedimento metodológico o método misto, nos termos de Cunha Lacerda (2016), o qual se baseia no levantamento da frequência de uso e na descrição de ocorrências representativas do objeto analisado. Para o levantamento e a análise das ocorrências, foi constituído um corpus sincrônico oral, a partir de vídeos retirados da plataforma YouTube, pertencentes aos gêneros vlog e podcast. Contamos ainda com o recurso do software Praat para análise acústica da fala. Os resultados obtidos apontam que o diminutivo, representado pelo sufixo -inho/a, instanciaria na língua seis padrões microconstrucionais. Assim, observa-se que construções com X-inho/a cumprem diferentes propósitos comunicativos na língua portuguesa.
Palavras-chave: Linguística Funcional Centrada no Uso. Abordagem construcional da mudança. Diminutivo.

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Biografia do Autor

Deborah Rheesa Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2023). Graduada em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2022). Bacharel em Direito pela Faculdade Metodista Granbery (2021). Pesquisadora do Grupo de Estudos Discurso e Gramática - UFF e do NUPACT/UFJF - Núcleo de Pesquisa em Abordagem Construcional e Tradução. Especialista no método Montessoriano. Tem experiência na área de Linguística e no magistério de educação básica, na instituição Casa Escola Montessori de Goiânia e na Escola Saci de Juiz de Fora.

Patrícia Fabiane Amaral da Cunha Lacerda, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Pós-doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002). Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e no Programa de Pós-graduação em Linguística. Pesquisadora do Grupo de Estudos Discurso Gramática e coordenadora do NUPACT/UFJF - Núcleo de Pesquisa em Abordagem Construcional e Tradução. Tem experiência nas áreas de Linguística e Estudos da Tradução, desenvolvendo pesquisas e orientando trabalhos nos seguintes temas: Linguística Funcional Centrada no Uso, Linguística de Corpus, construcionalização gramatical e lexical e Linguística Funcional Centrada no Uso e Linguística de Corpus aplicadas à tradução e ao ensino.

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Publicado

2025-08-30